Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
Share
Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762
Abstract
LUNA, Willian Fernandes; NORDI, Aline Barreto de Almeida; RACHED, Karolina Saad and CARVALHO, Alice Ribeiro Viana de. Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180576. Epub July 10, 2019. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/interface.180576.
Experiências de formação médica com a inserção de estudantes em contextos interculturais – populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas – são ainda escassas no Brasil. Este artigo traz um relato de experiência sobre as vivências significativas de acadêmicos de Medicina junto à comunidade indígena Potiguara, no Projeto de Extensão Iandé Guatá, na Paraíba (Brasil). A partir da elaboração de mapas conceituais, as vivências mais significativas foram descritas e discutidas, utilizando-se narrativas e relatórios produzidos pelos extensionistas ao longo do projeto. As vivências relatadas expressam que o processo de aprendizagem dos estudantes os aproximou do universo indígena, permitindo superar o imaginário romântico, mediante à imersão na cultura local, reconhecendo-se nesses alunos um compromisso com a transformação social. Espaços dialógicos como o desta experiência permitem desenvolver competências para o trabalho comunitário e o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais.
Keywords : Extensão comunitária; Saúde indígena; Educação médica; Educação popular.