Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1083
Título: Mortalidade por suicídio: um enfoque em municípios com alta proporção de população autodeclarada indígena no estado do Amazonas, Brasil
Título(s) alternativo(s): Mortality by suicide: a focus on municipalities with a high proportion of self-reported indigenous people in the state of Amazonas, Brazil
Autor(es): Orellana, Jesem Douglas Yamall
Basta, Paulo Cesar
Souza, Maximiliano Loiola Ponte de
Afiliação: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo: Objetivo: analisar as taxas de mortalidade e descrever as características demográficas e epidemiológicas dos suicídios registrados no Estado do Amazonas. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo e retrospectivo com ênfase nos municípios que apresentaram, simultaneamente, elevadas taxas de mortalidade e elevadas proporções de população autodeclarada indígena, com base nos dados de 2005 - 2009 do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: Na população geral do Amazonas foi reportada taxa de mortalidade por suicídio de 4,2/100.000 habitantes, semelhante a de Manaus (4,6/100.000 habitantes). Em contraposição em Tabatinga (25,2/100.000 habitantes), em São Gabriel da Cachoeira (27,6/100.000 habitantes) e em Santa Isabel do Rio Negro (36,4/100.000 habitantes), municípios nos quais a proporção de população autodeclarada indígena é alta, além de taxas notadamente superiores, observou-se que a maioria dos suicídios ocorreu em homens; em jovens de 15 - 24 anos; no domicílio; por enforcamento; no "fim de semana" e em indígenas. Discussão: Nossos achados revelam que o suicídio desponta como um sério problema de saúde pública em alguns municípios do Amazonas, indicando ainda que o evento ocorre em um contexto particular e que a dimensão e a magnitude do problema possa ser ainda mais grave em populações ou territórios formados exclusivamente por indígenas.
Palavras-chave: Amazonas
Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Epidemiologia
Alto Rio Negro
Suicídio
Saúde Mental
Mortalidade
Estudos Epidemiológicos
Desigualdades em Saúde
Sistemas de Informação em Saúde
Causas Externas
Alto Rio Solimões
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Epidemiologia
Ecossistema Amazônico
Suicídio
Saúde Mental
Mortalidade
Estudos Epidemiológicos
Disparidades nos Níveis de Saúde
Sistemas de Informação em Saúde
Causas Externas
Data do documento: 2013
Editor: Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Referência: ORELLANA, Jesem Douglas Yamall; BASTA, Paulo Cesar; SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de. Mortalidade por suicídio: um enfoque em municípios com alta proporção de população autodeclarada indígena no estado do Amazonas, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 16, n. 3, p. 658-669, 2013.
DOI: 10.1590/S1415-790X2013000300010
ISSN: 1415-790x
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:EPI - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
792698735.pdf625.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.