Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1094
Title: Fatores associados a cárie dental e doença periodontal em indígenas na América Latina: revisão sistemática
Authors: Alves Filho, Pedro
Santos, Ricardo Ventura
Vettore, Mario Vianna
Affilliation: Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Departamento de Endemias João Pessoa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: OBJETIVO: Identificar fatores associados à cárie e às doenças periodontais em populações indígenas na América Latina. MÉTODOS: A pesquisa, realizada em janeiro e fevereiro de 2012, incluiu as seguintes bases eletrônicas de dados bibliográficos: MEDLINE/PubMed; Scopus; SciELO; LILACS. Além disso, foram consultadas as listas das referências bibliográficas dos artigos selecionados. A busca inicial identificou 74 artigos indexados, sendo que 33 foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão. A qualidade metodológica dos estudos selecionados foi avaliada conforme as recomendações da iniciativa STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology). RESULTADOS: As etnias indígenas mais pesquisadas foram as do Brasil, com maior percentual de estudos sobre comunidades indígenas do Xingu e Xavante (31,6%). A maioria das pesquisas foi de natureza transversal. Um dos estudos evidenciou a associação positiva entre perda dental e aumento da idade entre índios Guarani, no Brasil, com maior proporção de sangramento gengival entre adolescentes do sexo masculino e mulheres apresentando maior número de sextantes excluídos por perda dental. Dois estudos longitudinais com índios Xavante, no Brasil, apontaram diferenças significativas na incidência de cárie entre idades e entre sexos. CONCLUSÕES: Pela análise dos artigos considerados adequados, é possível concluir que o aumento da idade e diferenças entre sexos são possíveis fatores associados ao aumento da cárie dentária e doenças periodontais nas etnias Guarani e Xavante, localizadas no Brasil. A insuficiência de estudos com metodologia apropriada confere aos povos indígenas da América Latina uma invisibilidade epidemiológica que prejudica a produção de conhecimento sobre as condições de saúde bucal e a elaboração de estratégias de prevenção de doenças orais e promoção da saúde nessas populações.(AU)
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Cárie Dentária
Saúde Bucal
Revisão
Fatores de Risco
Deficiências Nutricionais
Periodontia
Doenças Periodontais
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Cárie Dentária
Saúde Bucal
Revisão
Fatores de Risco
Deficiências Nutricionais
Periodontia
Doenças Periodontais
Issue Date: 2014
Publisher: Pan American Health Organization
Citation: ALVES FILHO, Pedro; SANTOS, Ricardo Ventura; VETTORE, Mario Vianna. Fatores associados a cárie dental e doença periodontal em indígenas na América Latina: revisão sistemática. Revista Panamericana De Salud Publica, v. , n. 35, p. 1, 2014.
Copyright: open access
Appears in Collections:TR - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
383359219.pdf336.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.