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Title: Características de gestão, funcionamento e cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas Kaingáng do Rio Grande do Sul, Brasil
Other Titles: Management, operations, and menus in Kaingáng indigenous schools participating in the National School Nutrition Program in Rio Grande do Sul State, Brazil
Características de la gestión, la operatividad y los menús del Programa Nacional de Alimentación Escolar en escuelas Kaingáng de Río Grande do Sul, Brasil
Authors: Castro, Teresa Gontijo de
Matos, Elaine de Lima Cordeiro
Leite, Maurício Soares
Conde, Wolney Lisboa
Schuch, Ilaine
Veiga, Juracilda
Zuchinali, Priccila
Barufaldi, Laura Augusta
Dutra, Carmem Lucia Centeno
Affilliation: Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Fundação Nacional do Índio. Coordenação Regional Litoral Sudeste. Itanhaém, SP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Imprendere – Estudos e Pesquisas em Motivação e Empreendedorismo. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Há poucos estudos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas indígenas no país. O objetivo do presente artigo é descrever características de funcionamento, gestão e cardápios do PNAE de todas as 35 escolas Kaingáng do Rio Grande do Sul, Brasil. Em estudo transversal, as informações do PNAE foram recolhidas por meio de questionários aplicados a cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e às escolas. Foram obtidos os cardápios sugeridos pelas CREs às escolas. Não existia o Núcleo de Educação Indígena nas CREs. Todos os vice-diretores eram indígenas, 26 escolas (74,6%) tinham gestão escolarizada e 34 escolas (97,1%) compravam alimentos de mercados próximos. A maioria das merendeiras (62,9%) tinha contrato de trabalho temporário e 65,7% eram indígenas. Observou-se baixa oferta de verduras/legumes e de leite e derivados em cerca de 60% dos cardápios, o mesmo ocorrendo com leguminosas e frutas em cerca de 80% destes. Aponta-se a necessidade de mais estudos sobre o PNAE indígena e pretende-se subsidiar políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição para o espaço escolar indígena nacional.
Abstract: Few studies have focused on the National School Nutrition Program (PNAE) in indigenous schools in Brazil. The current study describes the program’s operations, management, and menus in 35 Kaingáng indigenous schools in Rio Grande do Sul State, Brazil. A cross-sectional study design was used to obtain information on the program through questionnaires submitted to the Regional Educational Offices (CRE) and to the schools. The menus suggested to the schools by the regional offices were obtained. There were no Centers for Indigenous Education in the regional offices. All the assistant principals were indigenous, 26 schools (74.6%) practiced local management of the meal program, and 34 (97.1%) reported purchasing food from local markets. Most cooks (63.9%) had temporary work contracts with the schools and 65.7% were indigenous. Low offerings of vegetables, milk and dairy products were observed in around 60% of the menus, and legumes and fruits low in around 80%. It points out the need for more studies about the indigenous PNAE and intends to support public policies in health, food and nutrition for the national indigenous school.
metadata.dc.description.abstractes: Hay pocos estudios sobre el Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) en las escuelas indígenas del país. El objetivo es describir características de la gestión, la operatividad y los menús del PNAE de 35 escuelas Kaingáng de Río Grande do Sul, Brasil. Se trata de un estudio transversal, donde las informaciones del PNAE se obtuvieron por medio de cuestionarios aplicados a las Coordinaciones Regionales de Educación (CRE) y a las escuelas. Fueron obtenidos los menús sugeridos por las CRE a las escuelas. No existía el Centro para la Educación Indígena en las CRE. Todos los subdirectores eran indígenas, 26 (74,7%) escuelas tenían gestión escolarizada y 34 escuelas hacían la compra de alimentos en mercados próximos. La mayoría de los cocineros (62,9%) tenía un contrato de trabajo temporal y un 65,7% eran indígenas. Se observó una baja oferta de verduras y leche y derivados en alrededor de 60% de los menús y de leguminosas y frutas en alrededor de un 80%. Se indica la necesidad de más estudios sobre el PNAE indígena y se pretende subvencionar políticas públicas de salud, alimentación y nutrición para el espacio escolar indígena nacional.
Keywords: Health of Indigenous Peoples
South American Indians
School Feeding
metadata.dc.subject.es: Salud de Poblaciones Indígenas
Indios Sudamericanos
Alimentación Escolar
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Epidemiologia
Região Sul
Nutrição
Kaingang
Rio Grande do Sul
Kaingáng
Consumo de Alimentos
Estudos Epidemiológicos
Políticas Públicas de saúde indígena
Comportamento Alimentar
Alimentação Escolar
Merenda Escolar
Programa Nacional de Alimentação Escolar
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Epidemiologia
Estudos Epidemiológicos
Nutrição
Consumo de Alimentos
Comportamento Alimentar
Alimentação Escolar
Issue Date: 2014
Publisher: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
Citation: CASTRO, Teresa Gontijo de. et al. Características de gestão, funcionamento e cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas Kaingáng do Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 11, p. 2401-2412, 2014.
Description: Agradecimentos: À população Kaingáng do Rio Grande do Sul.
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/0102-311X00215513
ISSN: 0102-311X
Copyright: open access
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