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dc.contributor.authorGarnelo, Luiza-
dc.contributor.authorRocha, Esron-
dc.contributor.authorPeiter, Paulo-
dc.contributor.authorSampaio, Sully-
dc.contributor.authorSantos, Elciclei-
dc.contributor.authorPontes, Ana Lucia de Moura-
dc.contributor.authorStauffer, Anakeila-
dc.date.accessioned2019-10-02T18:21:51Z-
dc.date.available2019-10-02T18:21:51Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.citationGARNELO, Luiza. et al. Formação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negro. Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 2, p. 373-385, 2009.en_US
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1135-
dc.description.abstractEste relato descreve a experiência de formação técnica profissionalizante de 250 agentes comunitários indígenas de saúde vinculados ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro, no estado do Amazonas. A iniciativa promove a elevação da escolaridade e o respeito às especificidades culturais dos alunos. Os eixos pedagógicos ‘cultura’, ‘território’, ‘política’, ‘cuidado’, ‘informação’, ‘educação’ e ‘planejamento em saúde’ estruturam uma matriz curricular operacionalizada por meio do ensino pela pesquisa, multilinguismo, multidisciplinaridade e intersetorialidade, em consonância com os princípios da educação escolar indígena, da atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas e dos referenciais curriculares de formação técnica de agente comunitário de saúde. O processo pedagógico estimula a obtenção de habilidades e competências para diagnosticar e monitorar a situação de saúde e condições de risco e vulnerabilidade das populações indígenas rionegrinas, para subsidiar ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação nas diversas fases da vida e desenvolver ação política e comunitária nas lutas pela melhoria da saúde. Resultados preliminares da experiência mostram o reconhecimento e fortalecimento do trabalho dos agentes indígenas de saúde, a melhoria da qualidade do trabalho em saúde na comunidade e a maior satisfação dos líderes do movimento indígena pela ampliação do acesso à educação qualificada e diferenciada.en_US
dc.language.isopor-
dc.publisherEscola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncioen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherAmazonasen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.otherRegião Norteen_US
dc.subject.otherAgentes Indígenas de Saúdeen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherDSEI Alto Rio Negroen_US
dc.subject.otherCapacitação de Recursos Humanos em Saúdeen_US
dc.subject.otherFormação Profissional em Saúdeen_US
dc.subject.otherPessoal de Saúdeen_US
dc.subject.otherRegião Amazônicaen_US
dc.subject.otherAlto Rio Negroen_US
dc.subject.otherAgentes Comunitários Indígenas de Saúdeen_US
dc.subject.otherSistemas Locais de Saúdeen_US
dc.subject.otherAtenção Diferenciadaen_US
dc.subject.otherTrabalho em Saúdeen_US
dc.titleFormação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negroen_US
dc.title.alternativeTechnical training of indigenous community health agents: an under construction experience in Rio Negroen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane. Manaus, Brasilen_US
dc.creator.affilliationUniversidade do Estado do Amazonas. Manaus, Brasilen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, Brasilen_US
dc.description.abstractenThis report describes the experience of the technical professional training of 250 indigenous community health agentslinked to the SpecialIndigenous Sanitary District of Rio Negro in the state of Amazonas. The initiative promotes the increase of the level of education and the respect towards the specific cultural features of the students. The main pedagogical elements, 'culture', 'territory', 'policy', 'care', 'information', 'education', and 'health planning' form a curriculum matrix that is operationalized through teaching based on research, multilinguism, multidisciplinarism, and intersectoralism, in tune with the principles of indigenous education, the special attention to the health of indigenous peoples, and of curriculum references of the technical training of community health agents. The pedagogy process fosters the acquisition of skills and competencies to diagnose and monitor health conditions and the risk and vulnerability of indigenous populations, in order to support preventive actions, promotion, treatment, and rehabilitation at the different stages of life, and develop political and communal action in the fight for better health. Preliminary results of the experience show the recognition and strengthening of the indigenous health agents work, the improving the quality of health work in the community, and the highest level of satisfaction of the leaders of the indigenous movement, by broadening the access to a qualified and specialized education.en_US
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsEcossistema Amazônicoen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsDistrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)en_US
dc.subject.decsCapacitação de Recursos Humanos em Saúdeen_US
dc.subject.decsPessoal de Saúdeen_US
dc.subject.decsSistemas Locais de Saúdeen_US
Appears in Collections:TR - Artigos de Periódicos

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