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dc.contributor.authorSouza, Maximiliano Loiola Ponte de-
dc.date.accessioned2019-10-04T18:11:05Z-
dc.date.available2019-10-04T18:11:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de. Narrativas indígenas sobre suicídio no Alto Rio Negro, Brasil: tecendo sentidos. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 1, p. 145-159, 2016.en_US
dc.identifier.issn0104-1290-
dc.identifier.issn984-0470-
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1164-
dc.description.abstractTaxas de mortalidade por suicídio mais elevadas são recorrentemente encontradas em indígenas quando comparadas a populações circunvizinhas, inclusive em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, município brasileiro com maior percentual de autodeclarados indígenas. Entender como o suicídio é representado em contextos indígenas específicos é uma dimensão qualitativa, pouco explorada e relevante. O objetivo deste artigo foi analisar sete narrativas sobre sui cídio de um kumu (curandeiro tradicional) da mais populosa comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. No processo analítico-interpretativo realizou-se uma dupla hermenêutica, ou seja, inter pretar a interpretação do narrador, buscando apoio na literatura etnográfica clássica e contemporânea, nas teorias sobre o processo de construção da pessoa e do parentesco no contexto ameríndio. A análise das narrativas permitiu reconstruir o suicídio como um fenômeno associado a conflitos que se ancoram pro fundamente em aspectos socioculturais e históricos dos povos indígenas daquela região, que remetem a tensões intergeracionais, de gênero e no campo do parentesco. O gerenciamento desses conflitos parece estar comprometido, já que estratégias tradicionais parecem perder a eficácia simbólica e outras não fo ram adequadamente encontradas para substituí-las. O consumo de álcool, embora seja um elemento im portante para compreensão do suicídio, não deveria ser tomado como elemento explicativo central, mas, sobretudo como um catalisador desses conflitos.en_US
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São Pauloen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherAmazonasen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.otherRegião Norteen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherRegião Amazônicaen_US
dc.subject.otherAlto Rio Negroen_US
dc.subject.otherSuicídioen_US
dc.subject.otherSaúde Mentalen_US
dc.subject.otherNarrativasen_US
dc.subject.otherPesquisa Qualitativaen_US
dc.subject.otherAntropologia da Saúdeen_US
dc.subject.otherAntropologia Socialen_US
dc.subject.otherCausas Externasen_US
dc.titleNarrativas indígenas sobre suicídio no Alto Rio Negro, Brasil: tecendo sentidosen_US
dc.title.alternativeIndigenous narratives about suicide in Alto Rio Negro, Brazil: weaving meaningsen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.en_US
dc.description.abstractenHigher suicide mortality rates are recurrently found among indigenous in comparison with surrounding populations, including São Gabriel da Cachoeira, in the state of Amazonas, the Brazilian city with the highest percentage of self-declared indigenous people. To understand how suicide is represented in specific indigenous contexts is a qualitative and relevant dimension, which is poorly explored. The aim of this study was to analyze seven narratives about suicide of a shaman from the most populous indigenous community of São Gabriel da Cachoeira. In the analytical and interpretative process, we attempted to make the practice of double hermeneutic, interpret the interpretation of the narrator, seeking support on the classical and contemporary ethnographic literature, theories about the construction of the person and of kinship in the Amerindian context. The analysis of the narratives allowed reconstructing the suicide as a phenomenon associated with conflicts that are deeply inserted in socio-cultural and historical aspects of the indigenous populations of that region, which refer to intergenerational tensions, gender and kinship. The management of these conflicts seems to be compromised, since traditional strategies appear to lose their symbolic effectiveness, and other appropriate alternatives were not found to replace them. Alcohol use, although an important element in the understanding of the suicide, should not be taken as the central explicative element, but above all as a catalyst of these conflicts.en_US
dc.identifier.doi10.1590/S0104-12902016145974-
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsEcossistema Amazônicoen_US
dc.subject.decsSuicídioen_US
dc.subject.decsSaúde Mentalen_US
dc.subject.decsNarrativa Pessoalen_US
dc.subject.decsPesquisa Qualitativaen_US
dc.subject.decsAntropologia Médicaen_US
dc.subject.decsAntropologia Culturalen_US
dc.subject.decsCausas Externasen_US
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