Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1214
Título: Saúde, sexualidade e cultura: práticas e reflexões de professores indígenas das etnias Kadiwéu, Kinikinau e Terena
Autor(es): Pinto, Maria Ieda
Lacerda, Léia Teixeira
Almeida, Luciane Pinho de
Afiliação: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, MS, Brasil.
Resumo: Este artigo trata dos discursos de professores indígenas. E está baseada na Pesquisa intitulada “Educação, Corpos e Culturas na Fronteira: Análise da Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis realizada nas Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense (1997- 2010)”. O levantamento dos dados foi realizado por meio de Oficinas de Prevenção das DSTs e Aids, desenvolvidas na Escola Municipal Indígena "Ejiwajegi", na Reserva Indígena Kadiwéu, como componente curricular da disciplina de Biologia e Programa de Saúde do Curso Normal em Nível Médio – Formação de Professores para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental – Projeto Kadiwéu e Kinikinau, no período de 2003- 2004. As indagações desta pesquisa reportaram-se ao cuidado com a saúde e à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Para a coleta de dados utilizou-se a História Oral e a Análise do Discurso (AD). A análise das narrativas dos professores indígenas sobre a Educação Preventiva das DST e da Aids possibilitou identificar e compreender as concepções dessas sociedades a respeito de corpo e sexualidade, saúde e doença, prevenção e tratamento, doença e comunidade. A partir da análise dos dados é possível contribuir para a construção de políticas públicas de prevenção as DST’s e AIDS.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Terena
Serviços de saúde do Indígena
Kadiwéu
Trabalho em Saúde
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Serviços de Saúde do Indígena
Data do documento: 2015
Editor: Universidade de Sorocaba
Referência: PINTO, Maria Ieda; LACERDA, Léia Teixeira; ALMEIDA, Luciane Pinho de. Saúde, sexualidade e cultura: práticas e reflexões de professores indígenas das etnias Kadiwéu, Kinikinau e Terena. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 41, n. 2, p. 213-230, 2015.
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:DIP - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2425-Texto do artigo-4738-1-10-20151228.pdf314.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.