Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1236
Title: Estudos epidemiológicos entre grupos indígenas de Rondônia. IV. Inquérito sorológico para rotavírus entre os Suruí e Karitiána
Authors: Santos, Ricardo Ventura
Linhares, Alexandre C.
Coimbra Junior, Carlos Everaldo Alvares
Affilliation: Escola Nacional de Saúde Pública. Núcleo de doenças endêmicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Nacional da Saúde. Instituto Evandro Chagas, PA, Belém, Brasil.
Escola Nacional de Saúde Pública. Núcleo de doenças endêmicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: São apresentados os dados de um inquérito soro epidemiológico para anticorpos anti-rotavírus conduzido entre os Suruí e Karitiána, dois grupos indígenas de Rondônia, Brasil. Os resultados indicam que as porcentagens de soropositividade são elevadas (67,8% para os Suruí e 77,4% para os Karitiána, através da técnica ELISA, e 45,5% para os Suruí e 56,7% para os Karitiána, através de imunofluorescência indireta). Testes de qui-quadrado indicam não haver associação estatisticamente significante entre grupo e positividade sorológica. São discutidos os resultados à luz de outros estudos conduzidos com grupos indígenas brasileiros.
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
Mato Grosso
Região Amazônica
Epidemiologia
Região Centro-Oeste
Suruí
Rondônia
Diarreia
Morbidade
Karitiána
Doenças Infecciosas e Parasitárias
ELISA
Infecções por Rotavirus
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Ecossistema Amazônico
Epidemiologia
Diarreia
Ensaio de Imunoadsorção Enzimática
Infecções por Rotavirus
Issue Date: 1991
Publisher: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Citation: SANTOS, Ricardo Ventura; LINHARES, Alexandre C.; COIMBRA JUNIOR, Carlos Everaldo Alvares. Estudos epidemiológicos entre grupos indígenas de Rondônia: IV. Inquérito sorológico para rotavírus entre os Suruí e Karitiána. Revista de Saúde Pública, v. 25, n. 3, p. 230-232, 1991.
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/S0034-89101991000300011
ISSN: 0034-8910
Copyright: open access
Appears in Collections:DIP - Artigos de Periódicos
EPI - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
751427762.pdf260.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.