Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1357
Title: Educação popular em saúde com o povo indígena Xukuru do Ororubá
Other Titles: Popular health education with the Xukuru do Ororubá indigenous people
Educación popular en salud con el pueblo indígena Xukuru de Ororubá, Brasil
Authors: Brito, Juliana Santos Siebra
Albuquerque, Paulette Cavalcanti de
Silva, Edson Hely
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação. Colégio de Aplicação. Recife, PE, Brasil
Abstract: Este texto baseia-se em uma pesquisa-ação que analisa e reorienta as ações educativas em saúde realizadas pelos agentes indígenas de saúde (AIS) e agentes indígenas de saneamento (AISAN), no âmbito da atenção primária do povo Xukuru do Ororubá, no agreste pernambucano, Brasil. Propôs-se um trabalho que envolvesse tanto os agentes quanto a comunidade, para discutir as práticas de saúde, partindo dos referenciais teóricos da educação popular. O desenvolvimento das ações pedagógicas aconteceu por meio de oficinas e rodas de conversa. Estimulou-se a elaboração de atividades de promoção da saúde pelos AIS/AISAN a partir da constituição de grupos de adolescentes e jovens nas aldeias. Oficinas de formação de grupos, cidadania, reciclagem e alimentação saudável culminaram na “I Mostra de Saúde do Povo Xukuru”. Limitações na operacionalização da metodologia proposta aconteceram durante o projeto, sobretudo devido à conjuntura política vivida pelo povo.
Abstract: This article is based on research that analyzed and reoriented health education actions undertaken by indigenous health agents (IHAs) and indigenous sanitary agents (ISAs) within primary care among the Xukuru do Ororubá people in the Agreste region of Pernambuco. The work proposed involved both the agents and the community, with the aim of discussing healthcare practices, building from theoretical reference points for popular education. Development of pedagogical actions took place through workshops and rounds of talks. The IHAs and ISAs were stimulated to draw up health promotion activities starting from formation of groups of teenagers and young people in the villages. The training workshops for groups, active citizenship, recycling and healthy eating culminated in the “First Healthcare Exhibition of the Xukuru People”. There were some limitations on putting the proposed methodology into operation over the course of the project, mainly due to the political situation experienced by the Xukuru people.
metadata.dc.description.abstractes: Este artículo está basado en una investigación-acción que analiza y re-orienta las acciones de educación en salud realizadas por los agentes de salud indígenas (AIS) y los agentes sanitarios indígenas (AISAN) en el ámbito de atención primaria del pueblo Xukuru de Ororubá en el área rural de Pernambuco Brasil. Se ha propuesto un trabajo que involucró los agentes y la comunidad, con el propósito de discutir las prácticas de salud, partiendo de las referencias teóricas de la educación popular. El desarrollo de acciones pedagógicas se produjo a través y “ruedas de conversación”. Se estimuló el desarrollo de actividades de promoción de la salud por AIS/AISAN con la formación de grupos de adolescentes y jóvenes en las aldeas. Limitaciones en la aplicación práctica de la metodología propuesta fueron observadas durante el proyecto, principalmente debido a la situación política vivida por el pueblo.
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Nordeste
Pernambuco
Educação em Saúde
Saúde de Populações Indígenas
Pesquisa Qualitativa
Xukuru
Educação Popular em Saúde
DeCS: Brasil
Índios Sul-Americanos
Educação em Saúde
Saúde de Populações Indígenas
Pesquisa Qualitativa
Educação em Saúde
Issue Date: 2013
Publisher: Unesp - Universidade Estadual Paulista
Citation: BRITO, Juliana Santos Siebra; ALBUQUERQUE, Paulette Cavalcanti de; SILVA, Edson Hely. Educação popular em saúde com o povo indígena Xukuru do Ororubá. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 17, n. 44, p. 219-228, jan./mar. 2013.
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/S1414-32832013005000002
ISSN: 1414-3283
Other Identifiers: 10.1590/S1414-32832013005000002
1414-3283
Copyright: open access
Appears in Collections:TR - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
253344039.pdf64.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.