Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1365
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dc.contributor.authorSilva, Nair Chase da-
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Jacirema Ferreira-
dc.contributor.authorLopes Neto, David-
dc.date.accessioned2019-11-29T18:09:37Z-
dc.date.available2019-11-29T18:09:37Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier10.1590/S0034-71672003000400016-
dc.identifier0034-7167-
dc.identifier.citationSILVA, Nair Chase da; GONÇALVES, Maria Jacirema Ferreira; LOPES NETO, David. Enfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curriculares. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 56, n. 4, p. 388-391, jul./ago. 2003.en_US
dc.identifier.issn0034-7167-
dc.identifier.issn0034-7167-
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1365-
dc.description.abstractRelato de experiência do Estágio Curricular II - Internato Rural Indígena, do Curso de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus-Universidade Federal do Amazonas, realizado de outubro a dezembro/2002, oportunizando ao acadêmico: compreender o processo saúde-doença em áreas indígenas e realizar intervenções de enfermagem. O estágio ocorreu em três fases: semana preparatória, envolvendo reuniões e palestras com a equipe que atua em saúde indígena; atuação junto às populações indígenas e seminário/relatório das atividades. Os alunos relataram que a atuação do enfermeiro em comunidades indígenas requer conhecimento antropológico, ecológico e social para compreensão do processo saúde-doença. O estágio proporciona educação emancipatória, contextualizada na realidade regional e atende as recomendações das diretrizes curriculares ao privilegiar o ensino voltado para a realidade local.en_US
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagemen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherPessoal da Saúdeen_US
dc.subject.otherTrabalho em Saúdeen_US
dc.titleEnfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curricularesen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationUniversidade Federal do Amazonas. Escola de Enfermagem de Manaus. Manaus, AM, Brasil.en_US
dc.description.abstractenReport on the Curricular Internship II in a Rural Indian Community, performed by students of the Nursing program from Manaus Nursing School - Federal University of Amazonas, carried out from October through December, 2002. It provided students with an opportunity to understand the health-disease process in Indian areas and to make nursing interventions. The training period was divided into three phases: a preparatory week, including meetings and lectures with the team delivering health care to Indian populations, and a seminar/report on the activities performed. Students reported that nurses need to have anthropological, ecological, and social knowledge in order to understand the healthdisease process. This internship period provides emancipatory education, centered around a kind of regional reality, and follows recommendations established in current curricular guidelines, by favoring a teaching practice focused on local realities.en_US
dc.description.abstractesRelato de una experiencia de las “Prácticas Curriculares II – Internado Rural Indígena”, del Curso de Enfermería, de la Escuela de Enfermería de Manaus - Universidad Federal del Amazonas,que se realiza de octubre a diciembre/2002, para dar la oportunidad al académico de: comprender el proceso saludenfermedad en áreas indígenas y realizar intervenciones de enfermería.Las prácticas ocurren en tres fases: la semana preparatoria, donde hay reuniones y charlas con el equipo que actúa en salud indígena; actuación junto a las poblaciones indígenas; y, por último, el seminario para relatar las actividades. Los alumnos relataron que la actuación del enfermero en comunidades indígenas requiere un conocimiento antropológico, ecológico y social para comprender el proceso saludenfermedad. Las prácticas proporcionan una educación emancipadora, pues están contextualizadas en la realidad regional y, a la par, atienden a las recomendaciones de las directrices curriculares, al privilegiar la enseñanza volcada hacia la realidad local.en_US
dc.identifier.doi10.1590/S0034-71672003000400016-
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
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