Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1430
Título: Políticas de Saúde, pluralidade terapêutica e identidade na Amazônia
Autor(es): Gil, Laura Pérez
Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de pós-graduação em Antropologia Social. Florianópolis,SC, Brasil.
Resumo: O propósito deste trabalho é realizar uma comparação entre os campos terapêuticos vivenciados por dois grupos pano: os Yaminawa (Departamento do Ucayali, Peru) e os Yawanawa (Acre, Brasil). Essa comparação levanta questões relevantes, na medida em que ambos os grupos, apesar de sua proximidade cultural, se encontram inseridos em realidades nacionais, sociais e políticas diferentes. As diferenças existentes não se limitam a questões derivadas de duas políticas oficiais de saúde distintas, mas estão diretamente associadas às particularidades dos respectivos contextos sociais regionais. A comparação dessas situações mostra que o tipo de relação que as sociedades envolventes e os Estados estabelecem com as populações indígenas, assim como os aspectos identitários derivados dela, são fatores importantes na constituição do habitus terapêutico desses grupos. Esse aspecto é exemplificado no texto por meio de uma reflexão sobre diferenças existentes entre as práticas, de cada um dos grupos, relativas à alimentação dos recém-nascidos e ao uso dos recursos da biomedicina em relação ao parto e o controle da natalidade.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Acre
Etnologia
Peru
Saúde da Mulher
Yaminawá
Biomedicina
Serviços de Saúde do Indígena
Pesquisa Qualitativa
Itinerários Terapêuticos
Yawanawa
Yawanawá
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Peru
Biomedicina
Saúde da Mulher
Serviços de Saúde do Indígena
Etnologia
Medicina Tradicional
Características Culturais
Data do documento: 2007
Editor: Universidade de São Paulo
Referência: GIL, Laura Pérez. Políticas de Saúde, pluralidade terapêutica e identidade na Amazônia. Saúde e Sociedade, v. 16, n.2, p. 48-60, 2007.
ISSN: 1984-0470
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:ASMT - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
697933265.pdf161.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.