Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1445
Title: A educação ambiental e a construção de mapas-falantes e o processo de pesquisa-ação em comunidade indígena da Amazônia
Authors: Toledo, Renata Ferraz de
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Affilliation: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Manaus, AM, Brasil
Universidade de São Paulo .Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil
Abstract: O aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, Terra Indígena do Alto Rio Negro, têm resultado em agravos à saúde da população, principalmente devido à ausência de saneamento básico. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de educação ambiental desenvolvido em uma comunidade indígena, com vistas à identificação de representações sobre o processo saúde-doença e à melhoria das condições de vida da população. O método utilizado foi a pesquisa-ação em processo de educação ambiental, por meio de instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como mapas-falantes e painéis de fotos. Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo a atual situação de degradação socioambiental local e os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que, a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O método da pesquisa-ação mostrou-se extremamente adequado em um processo de educação ambiental que objetiva a busca de soluções para determinada problemática de forma participativa e dialógica e a melhoria das condições de vida da população.
Keywords: Amazonas
Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Saneamento
Educação em saúde
Doenças Infecciosas e Parasitárias
Educação Ambiental
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Ecossistema Amazônico
Saneamento
Educação em Saúde
Educação Ambiental
Issue Date: 2009
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Citation: TOLEDO, Renata Ferraz de; PELICIONI, Maria Cecília Focesi; A educação ambiental e a construção de mapas-falantes e o processo de pesquisa-ação em comunidade indígena da Amazônia. Interacções, v. 11, p. 193-213, 2009.
Copyright: open access
Appears in Collections:DIP - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
807132527.pdf576.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.