Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1464
Título: Cuidado à saúde de crianças kaiowá e guarani: notas de observação de campo
Autor(es): Adorno, Rubens de Camargo Ferreira
Pícoli, Renata Palópoli
Afiliação: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil. São Paulo, SP, Brasil
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil. São Paulo, SP, Brasil
Resumo: Inicia-se uma discussão sobre as práticas de saúde e cuidado utilizadas pelos Kaiowá e Guarani da Terra Indígena de Caarapó no enfrentamento das doenças diarréicas na infância. Utilizou-se de uma contribuição etnográfica, através do uso da técnica da observação participante e de entrevistas aberta com moradores da comunidade. Em se tratando de uma sociedade que vivencia permanentes transformações de ordem social advindas das relações interétnicas e da sucessiva presença dos serviços de saúde, observa-se que o significado de diarréia infantil, assim como as decisões relativas à prevenção e ao seu tratamento, refletem comportamentos diferenciados e complexos. A diarréia, também conhecida como chiri, é definida através de sinais que, de certa forma, são semelhantes aos biomédicos. No entanto, nem sempre as explicações de causalidade e as formas de tratamento seguem, unicamente, a abordagem biomédica. A variedade de causas da doença diarréica entre as crianças indígenas implica na escolha do processo terapêutico, que pode ser desde a procura por um especialista tradicional, realização de chás e infusões e, ainda, procura pelos serviços de saúde. Tais explicações e formas de tratamento pressupõem a existência de um processo de negociação entre pessoas de uma mesma cultura e de culturas distintas. Neste sentido, os serviços de saúde ao tratar a criança com diarréia, devem considerar não apenas a perspectiva biomédica, mas também dialogar com a percepção e as práticas indígenas na identificação da causalidade, na definição do diagnóstico e do tratamento, sobretudo, pela coexistência destas práticas no contexto local.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul
Guarani
Saúde da Criança
Diarreia
Etnografia
Kaiowá
Serviços de Saúde do Indígena
Guarani Kaiowá
Pesquisa Qualitativa
Doenças Infecciosas e Parasitárias
Antropologia da Saúde
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Saúde de Populações Indígenas
Saúde da Criança
Diarréia
Etnografia
Antropologia da Saúde
Serviços de Saúde do Indígena
Data do documento: 2008
Editor: Universidade de São Paulo
Referência: ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira; PíCOLI, Renata Palópoli. Cuidado à saúde de crianças kaiowá e guarani: notas de observação de campo. Rev Bras Crescimento Desenvol Hum, v. 18, n.1, p. 35-45, 2008.
ISSN: 0104-1282
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:PSSI - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
716026541.pdf47.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.