Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1484
Título: Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no Estado do Pará
Autor(es): Celestino Jr., Aluísio Ferreira
Soeiro, Débora Alves
Aimée, Jordana Alexandre Braz
Carvalho, Rayssa Martins
Rendeiro, Rebeca Menezes
Casseb, Tamiris Faro
Pinheiro, Wellisson Luigi Lima
Afiliação: Centro Universitário do Pará. Belém, PA, Brasil
Resumo: Dentre as habilidades e competências que envolvem a formação em Odontologia, parte delas exige grande criatividade. Na educação em saúde, esta habilidade é intensamente exigida e as atividades cênicas são oportunidades para que mudanças de comportamento ocorram no contexto de sua formação. Este estudo foi parte integrante de projeto de extensão onde foram realizadas atividades de Promoção de Saúde com etnias indígenas assistidas pela Casa de Saúde Indígena (CASAI) em BelémPará. Dentre estas atividades, os autores desenvolveram oficinas pedagógicas com os diferentes grupos, exame clínico, aplicação tópica de flúor, tratamento restaurador atraumático e, transversalmente, ações educativas com destaque para atividade cênica em sua vertente conhecida como Teatro Mudo. A diversidade linguística observada na CASAI constitui um desafio importante às estratégias de educação em saúde. Entretanto, ao se priorizar formas diferentes de comunicação como aquelas do Teatro Mudo, os limites são em grande parte superados. O lúdico com modelagem cênica positiva é um recurso extremamente rico na educação em saúde, principalmente diante de condições de limite da comunicação oral. Este recurso consegue traduzir ideias mostrando-se como tecnologia educativa viável para educação em saúde com estes grupos.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Pará
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Promoção da Saúde
Teatro mudo
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Promoção da Saúde
Data do documento: 2017
Editor: Associação Brasileira de Ensino Odontológico
Referência: Celestino Jr, Aluísio Ferreira; et al. Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no estado do Pará. Rev. ABENO, v. 17, n. 1, p. 2-7, 2017.
ISSN: 1679-5954
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
374-1850-1-PB.pdf176.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.