Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCelestino Jr., Aluísio Ferreira-
dc.contributor.authorSoeiro, Débora Alves-
dc.contributor.authorAimée, Jordana Alexandre Braz-
dc.contributor.authorCarvalho, Rayssa Martins-
dc.contributor.authorRendeiro, Rebeca Menezes-
dc.contributor.authorCasseb, Tamiris Faro-
dc.contributor.authorPinheiro, Wellisson Luigi Lima-
dc.date.accessioned2020-02-12T12:40:54Z-
dc.date.available2020-02-12T12:40:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCelestino Jr, Aluísio Ferreira; et al. Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no estado do Pará. Rev. ABENO, v. 17, n. 1, p. 2-7, 2017.en_US
dc.identifier.issn1679-5954-
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1484-
dc.description.abstractDentre as habilidades e competências que envolvem a formação em Odontologia, parte delas exige grande criatividade. Na educação em saúde, esta habilidade é intensamente exigida e as atividades cênicas são oportunidades para que mudanças de comportamento ocorram no contexto de sua formação. Este estudo foi parte integrante de projeto de extensão onde foram realizadas atividades de Promoção de Saúde com etnias indígenas assistidas pela Casa de Saúde Indígena (CASAI) em BelémPará. Dentre estas atividades, os autores desenvolveram oficinas pedagógicas com os diferentes grupos, exame clínico, aplicação tópica de flúor, tratamento restaurador atraumático e, transversalmente, ações educativas com destaque para atividade cênica em sua vertente conhecida como Teatro Mudo. A diversidade linguística observada na CASAI constitui um desafio importante às estratégias de educação em saúde. Entretanto, ao se priorizar formas diferentes de comunicação como aquelas do Teatro Mudo, os limites são em grande parte superados. O lúdico com modelagem cênica positiva é um recurso extremamente rico na educação em saúde, principalmente diante de condições de limite da comunicação oral. Este recurso consegue traduzir ideias mostrando-se como tecnologia educativa viável para educação em saúde com estes grupos.en_US
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Ensino Odontológicoen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.otherRegião Norteen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherRegião Amazônicaen_US
dc.subject.otherParáen_US
dc.subject.otherEducação em Saúdeen_US
dc.subject.otherSaúde Bucalen_US
dc.subject.otherPromoção da Saúdeen_US
dc.subject.otherTeatro mudoen_US
dc.titleTeatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no Estado do Paráen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationCentro Universitário do Pará. Belém, PA, Brasilen_US
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsEducação em Saúdeen_US
dc.subject.decsSaúde Bucalen_US
dc.subject.decsPromoção da Saúdeen_US
Appears in Collections:TR - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
374-1850-1-PB.pdf176.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.