Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1493
Título: Manifestações e Concepções de Doença Mental entre Indígenas
Autor(es): Teixeira, Diomedia Zacarias
Afiliação: Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil
Resumo: Introdução: costuma-se pensar na loucura sob a lógica do pensamento biomédico e do predomínio da razão sobre sensibilidade e afeto. Entre indígenas, a saúde é determinada pela forma como o ser humano se integra à natureza. O comportamento individual, social e espiritualmente esperado cumpre essa integração sendo a doença o fenômeno que a nega, provocada pela ação dos espíritos maus da natureza ou pela ação humana. Objetivo: propor uma reflexão sobre as concepções indígenas de doença mental e suas manifestações. Métodos: estudo reflexivo a partir da experiência dos autores com populações indígenas, pesquisa e leitura de livros, monografias e artigos de periódicos nas bases de dados LILACS e na biblioteca Scielo, além de consulta à legislação nacional e internacional, entre setembro e novembro de 2015. Conclusões: é necessário às práticas de cuidados em saúde ampliar o foco de conhecimento dos profissionais sobre saúde e doença para além da dimensão biológica, tendo em conta diferentes valores e conceitos que são universais nas sociedades ocidentais.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Saúde Mental
Políticas de Saúde
Psicologia
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Saúde Mental
Atenção à Saúde
Saúde Pública
Data do documento: 2016
Editor: Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas
Referência: TEIXEIRA, Diomedia Zacarias. Manifestações e Concepções de Doença Mental entre Indígenas. Revista Cubana de Enfermería, v. 32, n. 4, 2016.
ISSN: 1561-2961
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:AS - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teixeira.pdf113.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.