Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorYamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira-
dc.contributor.authorDelizoicov, Demétrio-
dc.date.accessioned2020-02-13T15:24:30Z-
dc.date.available2020-02-13T15:24:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationYAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; DELIZOICOV, Demétrio. Saúde no contexto educacional indígena: análise de livros didáticos de ciências adotados em escolas municipais indígenas de Dourados - MS. Revista Pedagógica, v. 17, n. 34, p. 208-221, 2015.en_US
dc.identifier.issn1984-1566-
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/1503-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é identificar as concepções de saúde e doença presentes em livros didáticos adotados pelos professores de escolas indígenas do município de Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. Neste trabalho, foram analisadas duas obras – “Projeto Radix: Ciências” e “Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano” – utilizadas no 7º ano do Ensino Fundamental. Por meio das análises, identificamos que a concepção de doença é compreendida como uma visão que se reduz a uma relação de causa e efeito entre o corpo humano e o agente etiológico e a saúde como ausência de doença. Para o enfrentamento desta compreensão, apontamos a necessidade de os professores de ciências abordarem, em sala de aula, o tema saúde e doença, questões de ordem social e política para a desmistificação da produção da doença e da saúde como elemento reduzido à dimensão individual.en_US
dc.language.isopor-
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação da Unochapecóen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherRegião Centro-Oesteen_US
dc.subject.otherMato Grosso do Sulen_US
dc.subject.otherEducação em Saúdeen_US
dc.subject.otherEducação escolar em Saúdeen_US
dc.titleSaúde no contexto educacional indígena: análise de livros didáticos de ciências adotados em escolas municipais indígenas de Dourados-MSen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationUniversidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.en_US
dc.creator.affilliationUniversidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.en_US
dc.identifier.doi10.22196/rp.v17i34.2926-
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsEducação em Saúdeen_US
Appears in Collections:TR - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
781841581.pdf273.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.