Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/4105
Title: A pandemia da Covid-19 na vida dos povos indígenas: uma reflexão autoetnográfica, a partir dos ritos sagrados do povo Tuyuka-Utapinôponã
Authors: Sarmento, Eliomar Osias Rezende
Abstract: Este artigo visa apresentar elementos reflexivos, a partir de uma perspectiva autoetnográfica a experiência do povo Tuyuka- Utapinõponã em tempo da pandemia da Covid-19. A motivação da pesquisa, surge da inquietação acadêmica. O objetivo geral do nosso artigo é identificar os desafios e superações da Pandemia da Covid-19 na vida do povo Tuyuka- Utapinõponã, residentes da comunidade São Pedro-Am. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a investigação autoetnográfica. Diante da vulnerabilidade e do risco e da expansão da pandemia, as famílias da comunidade São Pedro povo Tuyuka, recorreram muitas das vezes ao conhecimento tradicional e sagrado do povo, seja para cura da doença e da proteção das famílias, a partir do bahsese (benzimentos sagrado). A pesquisa possibilitou identificar o rito sagradocomo elemento fundamental na proteção contra Covid-19. Portanto, como pesquisador e acadêmico reitero o propósito de enriquecer aprofundar o conhecimento tradicional do povo indígena.
Keywords: Região Norte
Região Amazônica
Tuyuka
Tradições e Práticas Indígenas
Rituais Sagrados
DeCS: Brasil
Ecossistema Amazônico
Índios Sul-Americanos
Etnografia
Saúde de Populações Indígenas
Covid-19
Issue Date: Nov-2020
Publisher: Conselho do Povo Terena
Citation: SARMENTO, E. O. R. A pandemia da Covid-19 na vida dos povos indígenas: uma reflexão autoetnográfica, a partir dos ritos sagrados do povo Tuyuka-Utapinôponã. Vukápanavo, MS, v. 3, p. 89 -101, out./nov. 2020.
ISSN: 2596-2426
Copyright: open access
Appears in Collections:DIP - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a pandemia da covid-19_89-101.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.