Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/4166
Título: Mortes, invasões e garimpo em terras indígenas no estado de Roraima: entre mobilizações étnicas e conflitos sociais
Autor(es): Aleixo, Eriki
Lima, Ariene dos Santos
Aureliano, Ivo Cípio Aureliano
Resumo: Este texto busca descrever situações específicas de conflitos sociais e mobilizações dos povos indígenas do estado de Roraima, focalizando no atual contexto de vulnerabilidade e desassistência acentuada pela Pandemia do Covid-19. Nota-se, nesse sentido, o aumento de invasões das terras indígenas, seja por “posseiros” ou “garimpeiros”, e se agrava cada vez mediante os discursos oficiosos do Poder Executivo. Por conseguinte, verificamos fortes mobilizações dos povos indígenas e de suas organizações políticas, que tem se fortalecido cada vez mais, com objetivo de proteger suas terras tradicionalmente ocupadas, verificando-se uma luta constante pelo exercício pleno da autonomia dos povos indígenas.
Palavras-chave: Roraima
Região Norte
Região Amazônica
Conflitos Sociais
Invasão de Terras
Garimpo
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Infecções por Coronavirus
Mobilização Social
Mineração
Data do documento: Nov-2020
Editor: Vukápanavo: Revista Terena
Referência: ALEIXO, E.; LIMA, A. S.; AURELIANO, I. C. Mortes, invasões e garimpo em terras indígenas no estado de Roraima: entre mobilizações étnicas e conflitos sociais. Vukkápanavo: revista Terena, n. 3, p. 13-36, nov. 2020.
ISSN: 2596-2426
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:DIP - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aleixo et al. - 2020 - Mortes, invasões e garimpo em terras indígenas no .pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.