Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/4473
Title: Estudantes de Medicina em Roda: os Diálogos da Extensão Popular com os Indígenas Potiguara
Other Titles: Medical Students in a Talking Circle: the Popular Extension Dialogues with Potiguara Indigenous People
Authors: Luna, Willian Fernandes
Nordi, Aline Barreto de Almeida
Rached, Karolina Saad
Correia, Marcella Barros Alencar
Carvalho, Alice Ribeiro Viana de
Morais, Lenildo Filho Dias de
Affilliation: Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.
Secretaria Municipal de Saúde de Osasco. Osasco, São Paulo, Brasil.
Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo. Cabedelo, Paraíba, Brasil.
Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Abstract: Introdução: A extensão universitária com populações excluídas socialmente pode ser uma estratégia na formação de profissionais sobre a diversidade cultural e social brasileira. A perspectiva da Educação Popular em Saúde (EPS) nesse contexto é uma das possibilidades para fomentar interações dialógicas entre ensino e comunidade, favorecendo espaço para o desenvolvimento da formação em saúde com compromisso social. O Projeto de Extensão Îandé Gûatá surge em 2013, na Paraíba, a partir dos princípios da EPS e da Extensão Popular, com foco no encontro entre indígenas Potiguara e estudantes de Medicina. Esta pesquisa objetivou avaliar os aprendizados construídos pelos extensionistas desse projeto em sua formação médica. Método: Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa a partir dos referenciais teórico-metodológicos das práticas discursivas. Utilizou-se a técnica da roda de conversa para construção de dados, realizada no momento de encerramento do ciclo do projeto. Para análise do material, foram identificados repertórios linguísticos a partir das falas dos sujeitos com construção de três conjuntos de sentidos: a extensão universitária como espaço contra-hegemônico de formação médica; o desenvolvimento de competências gerais para o futuro profissional de saúde; o encontro entre diferentes culturas nas vivências da extensão. Os repertórios linguísticos foram discutidos com base em referenciais teóricos de EPS, saúde indígena e competências na educação médica. Resultados: Nas falas dos estudantes, o projeto permitiu ganhos nos seguintes atributos: conhecimento, porque permitiu reflexões, identificação de lacunas e maior entendimento sobre o processo saúde-doença no contexto da população indígena; habilidades de fazer e receber críticas, de trabalho em equipe e de diálogo entre culturas diferentes; e atitudes, ampliando a postura do profissionalismo, a compreensão e a ação perante as questões éticas e sociais. Conclusões: Dessa forma, destacam não somente o desenvolvimento de competências gerais para o futuro médico, mas também as mais específicas, como a competência cultural. Além disso, enfatizam o desafio de dialogar na polaridade, de modo a diminuir as distâncias dentro do mesmo espaço institucional e do conflito cultural, e promover a compreensão e ação numa educação emancipatória. Esse coletivo de estudantes esperançou com a comunidade indígena a aproximação dessas distâncias, num compromisso coletivo de produzir mudança e transformação social.
Keywords: Educação Popular
Extensão Comunitária
Paraíba
Região Norte
Região Amazônica
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Competência Cultural
Educação Médica
Issue Date: 2020
Publisher: Associação Brasileira de Educação Médica
Citation: LUNA, Willian Fernandes; et al. Estudantes de Medicina em Roda: os Diálogos da Extensão Popular com os Indígenas Potiguara. Rev. bras. educ. med [online], v. 44, n. 3, p. e072, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/RSFfYJHFs5K64VPrYQdDCxQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 9 jul. 2021
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190343
Copyright: open access
Appears in Collections:TR - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
006 Estudantes de Medicina em Roda_os Diálogos da Extensão Popular.pdf149.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.