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Title: Identidade, cuidado e direitos: a experiência das rodas de conversa sobre a saúde dos povos indígenas
Authors: Luna, Willian Fernandes
Malvezzi, Cecília
Teixeira, Karla Caroline
Almeida, Dayane Teixeira
Bezerra, Vandicley Pereira
Affilliation: Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil
Abstract: Há uma fragilidade histórica na formação dos profissionais da atenção à saúde indígena no Brasil e reconhece-se o despertar da sensibilidade para situações de diálogo entre diferentes culturas como essencial nesse contexto. Assim, surge em 2016 o projeto de extensão “Rodas de Conversa sobre a Saúde dos Povos Indígenas”, criado numa parceria entre professores de Medicina e estudantes indígenas do Programa de Educação Tutorial Indígena – Ações em Saúde, da Universidade Federal de São Carlos. Método: Este é um relato sobre os três anos dessa experiência, tendo sido construído a partir de uma análise documental de abordagem qualitativa. Os objetivos foram resgatar os temas e conteúdos desenvolvidos e discutir as vivências, as perspectivas e os diálogos desse espaço de encontro. Ao longo do texto há descrição das atividades realizadas e reconhecimento de suas potencialidades e seus limites. Resultados: Com base nos círculos de cultura e instrumentos de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, os encontros trataram de temas relacionados à saúde indígena, aqui agrupados em três categorias: identidade, cuidado e direitos indígenas. O formato em rodas de conversa possibilitou a construção de saberes no campo da saúde indígena relacionados às diferentes culturas, às políticas de saúde específicas e às concepções do processo saúde-doença, propiciando aproximação inicial com o contexto de saúde indígena no Brasil. Adicionalmente, proporcionou um espaço com protagonismo indígena que ousou apontar para olhares inovadores sobre questões identitárias e compreensões de saúde, doença e processos de cura, levantando inclusive epistemologias intrínsecas a essas populações. Conclusões: A partir do diálogo entre diferentes atores, foi possível despertar o interesse dos participantes para especificidades étnico-culturais e dar visibilidade à presença dos indígenas na universidade. Além disso, pode ser um primeiro passo para a construção de disciplinas interdisciplinares optativas e a inserção da temática nos currículos de graduação na área da saúde
Keywords: Autoria Indígena
Aprendizagem Ativa
Estudantes Indígenas
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Educação em Saúde
Relações Comunidade-Instituição
Issue Date: 2020
Publisher: Associação Brasileira de Educação
Citation: LUNA, Willian Fernandes ; et al. Identidade, cuidado e direitos: a experiência das rodas de conversa sobre a saúde dos povos indígenas. Rev Bras Educ Médica, [s.l.], v. 44, n. 2, p. e067, 2020. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/TKxvss4YT9WzKNqwx6SHYyn/?lang=pt. Acesso em: 6 set. 2021
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190309
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