Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/4595
Title: Perfil metabólico e antropométrico de índios Aruák: Mehináku, Waurá e Yawalapití, Alto Xingu, Brasil Central, 2000/2002
Authors: Gimeno, Suely Godoy Agostinho
Rodrigues, Douglas
PAGLIARO, Heloisa
Cano, Eduardo Nozaki
Lima, Evandro Emilio de Souza
Baruzzi, Roberto .
Abstract: O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil metabólico e antropométrico de índios Aruák (Mehináku, Waurá e Yawalapití) que habitam o Alto Xingu, Brasil Central. Em julho de 2000 e outubro de 2002, 201 indivíduos de ambos os sexos e com idade > 20 anos foram submetidos a exames físicos (antropometria e pressão arterial) e de laboratório (glicemia de jejum, lípides séricos e ácido úrico). Índios do sexo masculino, quando comparados aos do sexo feminino, apresentaram valores médios menores de dobras cutâneas e de HDL colesterol, e maiores do índice de massa corporal, de circunferência do braço, de pressão arterial sistólica e diastólica, de triglicérides, de VLDL e de ácido úrico. As prevalências de sobrepeso (51,8%,), obesidade (15%), dislipidemia (77,1%) e níveis pressóricos elevados (37,7%) foram maiores entre os homens enquanto que as mulheres apresentaram maior prevalência de obesidade abdominal (52,1%), independentemente da idade e da tribo de origem. Esses achados sugerem a necessidade de implementação de medidas que visem tanto ao controle como à prevenção da obesidade e outros fatores de risco cardiovasculares entre esses indivíduos.
Keywords: Mato Grosso
Parque Indígena do Xingu
Região Amazônica
Região Centro-Oeste
Mehináku
Yawalapití
Waurá
Aruák
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Hipertensão
Avalição Nutricional
Sobrepeso e Obesidade
Doenças Crônicas não Transmissíveis
Issue Date: 2007
Publisher: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Citation: GIMENO, S. G. A; RODRIGUES, D.; PAGLIARO, H; CANO, Eduardo Nozaki; LIMA, E. E. S; BARUZZI, R. G.. Perfil metabólico e antropométrico de índios Aruák: Mehináku, Waurá e Yawalapití, Alto Xingu, Brasil Central, 2000/2002. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23 n. 8 , p. 1946-1954 , 2007.
ISSN: 1678-4464
Copyright: open access
Appears in Collections:AN - Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.