Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/4945
Título: Excesso de peso e paridade em mulheres indígenas em Dourados, MS
Autor(es): Kian, Kauhana Oliveira
Resumo: O excesso de peso tornou-se um problema de saúde pública mundial e as estimativas indicam expansão desse agravo em todos os grupos populacionais. Em relação à saúde da mulher, o sobrepeso e a obesidade influenciam de forma peculiar desde a pré-concepção, gravidez e puerpério. Acrescido a este fato, verifica-se a mudança do perfil epidemiológico da população indígena no Brasil, com diminuição de doenças infecciosas e incremento nas taxas de doenças crônicas. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a associação entre excesso de peso e o número de filhos em mulheres indígenas no município de Dourados, MS. Realizado estudo transversal de base populacional, com amostragem aleatória simples de mulheres indígenas entre 15 e 49 anos na reserva indígena de Dourados. Foram excluídas gestantes. A coleta de dados ocorreu entre junho e outubro de 2013, totalizando 399 mulheres pesquisadas quanto a variáveis sóciodemograficas, estilo de vida, saúde e dados antropométricos. Constatou-se alta prevalência de excesso de peso (65,6%), sendo 37,3% de sobrepeso e 28,3% de obesidade. Contudo, não houve associação entre excesso de peso e paridade. Já o uso de contraceptivo hormonal e faixa etária mostraram associação com sobrepeso e obesidade quando controlados para fatores de confusão.
Palavras-chave: Mato Grosso do Sul
Região Centro-Oeste
Saúde da Mulher
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Obesidade
Sobrepeso
Paridade
Data do documento: 2015
Referência: KIAN, Kauhana Oliveira. Excesso de peso e paridade em mulheres indígenas em Dourados, MS. 2015. 45 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública).Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015
Local de defesa: Dourados, MS
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências da Saúde
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:DANT - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
901398000.pdfExcesso de peso e paridade em mulheres indígenas em Dourados, MS1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.