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Título: Plantas medicinais do povo Pangyjej-Zoró: a importância das plantas medicinais
Orientador: Nunes, Reginaldo de Oliveira
Autor(es): Gavião, Cristiane Ambé
Afiliação: Fundação Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná, RO, Brasil
Resumo: Esta monografia teve como objetivo realizar um estudo sobre a utilização de plantas medicinais pela comunidade indígena Zoró, de Rondolândia, Mato Grosso, a fim de resgatar, preservar e utilizar este conhecimento tradicional em trabalhos com a comunidade. O conhecimento sobre essas plantas e seus procedimentos terapêuticos é transmitido de geração em geração, principalmente pelos sabedores. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa; com entrevistas feitas com dois homens de lugares diferentes, sendo um da aldeia Pawãnewã e outro da aldeia Anguj Tapua, para fornecer as informações necessárias para a pesquisa. Foi feito trabalho de campo com várias sabedoras, estas mostraram as plantas e explicaram seu valor medicinal, bem como as receitas para extrair o medicamento para o tratamento das doenças. Portanto, a pesquisa foi norteada e guiada pelas Sabedoras e os Sabedores Zoró que praticam as atividades da cultura no cotidiano da vida, as mesmas compreendem melhor como reconhecer as plantas medicinais, modo de preparação e formas da utilização de cada erva.
Palavras-chave: Autoria Indígena
Mato Grosso
Região Centro-Oeste
Zoró
Região Amazônica
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Plantas Medicinais
Medicina Tradicional
Data do documento: 2015
Referência: GAVIÃO, Cristiane Ambé. Plantas medicinais do povo Pangyjej-Zoró: a importância das plantas medicinais. 2015. 47 f. TCC (Licenciatura em Educação Básica Intercultural) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2015
Data de defesa: 2015
Local de defesa: Ji-Paraná, RO
Departamento: Departamento de Educação Intercultural
Instituição de defesa: Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Educação Intercultural
Programa: Licenciatura em Educação Básica Intercultural
Direito autoral: open access
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