Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/5075
Título: Educação sexual na visão dos professores indígenas do ensino fundamental em uma escola de Dourados
Autor(es): Souza, Rosaldo de Albuquerque
Afiliação: Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil
Resumo: Uma grande parcela da população brasileira é constituída de adolescentes, idade compreendida dos 12 aos 19 anos. Nesse período da vida do ser humano, ocorrem diversos fatores comportamentais envolvendo a sexualidade que intrigam muitos pesquisadores, professores e pais. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Educação Sexual deve ser trabalhada nas escolas como tema transversal. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção e atitudes em relação à Educação Sexual entre professores Indígenas do Ensino Fundamental de uma escola rural do município de Dourados-MS, cujos alunos matriculados são, em sua maioria, indígenas. O trabalho foi desenvolvido entre Julho e Agosto de 2010. Esta escola tem 950 alunos matriculados desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, e seus discentes e a maioria dos docentes são originários da Aldeia Jaguapirú. As etnias constituintes são Terena, Guarani-Ñandeva e Kaiowá. A coleta de dados foi realizada através de um questionário respondido individualmente pelos docentes indígenas. Os resultados mostram que os professores consideram importante trabalhar a Educação Sexual no Ensino Fundamental envolvendo as diferentes áreas do conhecimento e com auxílio de profissionais da área da saúde. A maior parte dos professores trabalha ou já trabalhou esse tema em suas aulas, e considera os alunos receptivos e interessados; no entanto, alguns professores têm dificuldade em abordar o tema. Uma das dificuldades encontrada está relacionada com a pouca aceitação dos pais, evidenciando a necessidade de orientação dos mesmos sobre o tema. Os Parâmetros Curriculares Nacionais garantem que a Educação Sexual deve começar ainda nos primeiros anos escolares.
Palavras-chave: Guarani Kaiowá
Região Centro-Oeste
Mato Grosso
Região Amazônica
Terena
Nhandewa
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Educação Sexual
Adolescente
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: SOUZA, Rosaldo de Albuquerque. Educação sexual na visão dos professores indígenas do ensino fundamental em uma escola de Dourados. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 181-206, jul./dez. 2011
DOI: 10.22456/1982-6524.24128
ISSN: 1982-6524
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
277660412.pdf80.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.