Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/517
Título: A morada dos Wapixana: Atlas toponímico da região indígena da Serra da Lua - RR
Orientador: Dick, Maria Vicentina de Paula do Amaral
Autor(es): Carneiro, João Paulo Jeannine Andrade
Afiliação: Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Resumo: A morada dos Wapixana (Arawak) são os campos do nordeste do estado de Roraima. Em sua porção sudeste encontramos a região indígena da Serra da Lua, composta por 17 malocas indígenas com 5.000 Wapixana. Desenvolvemos esta pesquisa por meio da análise toponímica (Dick, 1980, 1999) e etnolingüística (Potier, 1970) das malocas e das paisagens vegetais da região. Objetivamos, desta forma, detalhar a realidade toponímica em suas características denominativas, no conjunto de mapas taxionômicos, dialetológicos, além de um fitogeográfico com os termos em Wapixana. Com isso, procuramos obter a cosmovisão do grupo denominador. Para tanto, dividimos este trabalho em três partes: os fundamentos teóricos; aspectos histórico-geográficos e etnolingüísticos dos campos do Rio Branco; e por último a análise das motivações toponímicas. O resultado das análises demonstrou que os campos ora citados, são frutos da geografia mítica Wapixana, bem como as taxionomias toponímicas preponderantes são os zootopônimos e fitotopônimos. Identificamos três camadas dialetológicas na região: a mais antiga de origem Wapixana;. a segunda, também de origem ameríndia, porém exógena à área de pesquisa, são os nomes de origem Tupi, provindos da Língua Geral Amazônica; e finalmente a portuguesa.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Roraima
Região Amazônica
Wapixana
Etnolinguística
Fitogeografia
Língua Indígena
Toponímia
Data do documento: 2007
Referência: CARNEIRO, João Paulo Jeannine Andrade. A morada dos Wapixana: Atlas toponímico da região indígena da Serra da Lua - RR. 2007. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007
Data de defesa: 2008-02-08
Local de defesa: São Paulo/SP
Departamento: Departamento de Linguística
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
635636832.pdf3.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.