Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/527
Title: Desenvolvimento e doenças: Morbidade com diagnósticos presumidos no período de 2006 a 2012 entre os Karitiana em Rondônia, Brasil
Advisor: Ott, Ari Miguel Teixeira
Authors: Mackerte, Natália Gonçalves Santos
Co-advisor: Farias, Edson dos Santos
Affilliation: Fundação Universidade Federal de Rondônia. Núcleo de Ciências Exatas e da Terra. Porto Velho, RO. Brasil.
Abstract: As populações indígenas lutam até hoje por uma política de saúde indígena mais eficaz, que evidencie a participação do seu povo, que fortaleça as novas diretrizes e que aperfeiçoe o subsistema de saúde. Existem alguns avanços no processo saúde/doença, por isso o governo, sabendo da importância da informação, resolveu implantar um sistema de informação de atenção à saúde indígena, e dentre as variáveis que contempla o sistema destacamos o controle do perfil de morbidade e suas relações. Baseando-se nas informações sobre políticas públicas, a políticas para povos indígenas e sua estrutura de descentralização de atendimento, o presente estudo teve como objetivo investigar e analisar os atendimentos realizados com relação às morbidades presumidas no período de 2006 a 2012 envolvendo a saúde do povo indígena Karitiana no município de Porto Velho-RO. Para tanto, foi realizado um estudo, retrospectivo, através de dados secundários (SIASI) sobre a temática de discussão proposta. O trabalho de campo foi desenvolvido na unidade de análise do DSEI-PVH através do levantamento de atendimentos registrados no relatório das patologias dos indígenas do polo base Porto Velho. Os resultados demonstram que o número de atendimentos relativos as doenças infecciosas e parasitárias, representam elevados números de casos, mesmo que em determinado período tenha-se reduzido. Quanto ao perfil demográfico, observou-se equilíbrio quanto ao sexo dos indivíduos, com pequena predominância masculina. Quanto ao registro de atendimentos relativos às doenças do aparelho respiratório destaca-se a alta prevalência registrada no ano de 2006, foi possível notar também o número acentuado de casos atribuídos ao sexo masculino. Os atendimentos relacionados às infecções agudas das vias aéreas superiores permaneceram durante toda a linha do tempo patológica da pesquisa. No que concerne aos atendimentos registrados por lesões por causas externas, pode-se notar que eram numericamente pequenas para ambos os sexos no período de 2006 a 2009, e a partir de 2010 ocorre uma crescente cinco vezes maior no número de atendimentos registrados que -desacelera? apenas em 2012. A maioria dos atendimentos foi atribuída aos grupos de outras causas externas de traumatismos acidentais (79,04%). A população jovem- adulta foi a maior parte atingida. Os atendimentos por nível de complexidade apresentados verificou-se elevados números de atendimento tanto em baixa complexidade, quanto no nível de média e alta complexidade. Acredita-se que o perfil de morbimortalidade dos indígenas esteja passando por um processo de transição.
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Roraima
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Política de Saúde
Morbidade
Karitiana
Sistemas de informação
Issue Date: 2015
Citation: MACKERTE, Natália Gonçalves Santos. Desenvolvimento e doenças: Morbidade com diagnósticos presumidos no período de 2006 a 2012 entre os Karitiana em Rondônia, Brasil.. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Fundação Universidade Federal de Rondônia ; Núcleo de Ciências Exatas e da Terra, Porto Velho, 2015.
Place of defense: Porto Velho/RO
Defense institution: Fundação Universidade Federal de Rondônia . Núcleo de Ciências Exatas e da Terra
Program: Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regionale Meio Ambiente
Copyright: open access
Appears in Collections:PSSI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
640631366.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.