Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/5648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vendruscolo, Carine | - |
dc.contributor.author | Trindade, Letícia de Lima | - |
dc.contributor.author | Grisa, Caroline Camilo | - |
dc.contributor.author | Oltramari, Rita Maria Trindade Rebonatto | - |
dc.contributor.author | Zanotelli, Silvana | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-04T14:28:36Z | - |
dc.date.available | 2022-01-04T14:28:36Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | VENDRUSCOLO, Carine; TRINDADE, Letícia de Lima; GRISA, Caroline Camilo; OLTRAMARI, Rita Maria Trindade Rebonatto; ZANOTELLI, Silvana. Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani. Saúde & Transformação Social, Chapecó, v. 5, n. 1, p. 83-90, 2014 | en_US |
dc.identifier.issn | 2178-7085 | - |
dc.identifier.uri | http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/5648 | - |
dc.description.abstract | O presente relato apresenta potencialidades e desafios de uma prática de extensão realizada pelo Curso de Enfermagem na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que objetiva provocar o diálogo e aproximação entre Universidade e populações indígenas de um município na Região Oeste de Santa Catarina. Este foi desenvolvido junto a adolescestes e adultos jovens de uma aldeia indígena. As práticas incluíram oficinas sobre arte, qualificação profissional, educação e saúde, com base nas necessidades desses sujeitos e sua cultura. A atividade contou com a participação de docentes e discentes dos Cursos de Enfermagem e de Zootecnia da UDESC, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos e práticas, bem como reflexões acerca dessas populações, sua condição de vida e saúde. As ações, desenvolvidas a partir de “Rodas de Conversa”, apoiaram-se na proposta dos “Círculos de Cultura” de Paulo Freire e contribuíram para a promoção da saúde e cidadania, para a qualificação profissional desses sujeitos, bem como para a valorização da cultura indígena, considerada um patrimônio social. Nos seis encontros realizados ao longo do ano de 2012, foram problematizados os temas: cultura, sexualidade, abuso de álcool e drogas e apicultura. A experiência revelou obstáculos como a distância geográfica e dificuldade de acesso às terras indígenas, desafios para efetivação de práticas dialógicas, grande aceitabilidade da comunidade Guarani e a necessidade de aproximação entre culturas distintas, bem como potencialidades diversas de propostas dessa natureza para promoção da saúde indígena | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | en_US |
dc.rights | open access | en_US |
dc.subject.other | Região Sul | en_US |
dc.subject.other | Guarani | en_US |
dc.subject.other | Santa Catarina | en_US |
dc.title | Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani | en_US |
dc.type | Article | en_US |
dc.creator.affilliation | Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil | en_US |
dc.creator.affilliation | Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil | en_US |
dc.creator.affilliation | Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil | en_US |
dc.creator.affilliation | Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil | en_US |
dc.creator.affilliation | Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC, Brasil | en_US |
dc.subject.decs | Brasil | en_US |
dc.subject.decs | Saúde de Populações Indígenas | en_US |
dc.subject.decs | Índios Sul-Americanos | en_US |
dc.subject.decs | Enfermagem em Saúde Comunitária | en_US |
dc.subject.decs | Educação em Saúde | en_US |
dc.subject.decs | Assistência à Saúde Culturalmente Competente | en_US |
Appears in Collections: | AS - Artigos de Periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani | 566.44 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.