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dc.contributor.advisorWright, Robin Michael-
dc.contributor.authorGarnelo Pereira, Maria Luíza-
dc.date.accessioned2019-08-06T13:19:00Z-
dc.date.available2019-08-06T13:19:00Z-
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationGARNELO PEREIRA, Maria Luiza. Poder, hierarquia e reciprocidade: os caminhos da política e da saúde no Alto Rio Negro. 2002. 465 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP, 2002
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/569-
dc.description.abstractEsta tese pode ser enquadrada no campo da antropologia política, com forte afinidade com o que Ortner (1994) denominou de Nova Teoria das Práticas, explorando as relações de poder, saber e hegemonia travadas numa dada sociedade, os Baniwa do Alto Rio Negro, Noroeste da Amazônia brasileira. O trabalho tomou como ponto de partida e eixo principal, o estudo das representações de doença, práticas de cura, movimentos reivindicatórios por melhoria das condições de vida e a interação com políticas públicas de saúde, discutindo o exercício do poder político num contexto de relações interétnicas. Analisa ainda como essas práticas sociais se constituíram historicamente e de que modo se articulam com as concepções indígenas de poder e com as formas possíveis da expressão da autoridade nas culturas locais. Buscou também compreender como agentes etnopolíticos - tomados como manifestações individuais de experiências coletivas - atuam na definição, reprodução e transformação das relações de força e assimetrias que perpassam suas vidas. Conclui que a reprodução da estrutura social Baniwa vem gestando sua própria transformação através de reordenamentos históricos que estabelecem um "modo Baniwa" de interagir com o mundo não indígena, pautado pela lógica das produções míticas e cosmológicas do grupo Abstracten_US
dc.language.isopor-
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherAmazonasen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherRegião Norteen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherRegião Amazônicaen_US
dc.subject.otherAntropologiaen_US
dc.subject.otherAlto Rio Negroen_US
dc.subject.otherBaniwaen_US
dc.subject.otherDoençaen_US
dc.subject.otherCondições Sociaisen_US
dc.subject.otherCura em Homeopatiaen_US
dc.subject.otherPolíticas Públicasen_US
dc.titlePoder, hierarquia e reciprocidade: os caminhos da politica e da saúde no Alto Rio Negro
dc.typeThesisen_US
dc.contributor.memberWrigth, Robin Michel-
dc.contributor.memberOliveira Filho, João Pacheco de-
dc.contributor.memberLangdon, Esther Jean-
dc.contributor.memberRamos, Alcida Rita-
dc.contributor.memberMüller, Regina-
dc.creator.affilliationUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências, Campinas, SPen_US
dc.degree.grantorUniversidade Estadual de Campinas . Instituto de Filosofia e Ciências Humanasen_US
dc.degree.date2002-05-
dc.degree.localCampinas/SPen_US
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiaen_US
dc.description.abstractenThis thesis is situated in the field of political anthropology, with strong similarities to what Ortner (1994) has called New Theories of Practice, exploring the relationships between power, knowledge and hegemony in a given society, the Baniwa of the Upper Rio Negro, Northwest Amazon, Brazil. The thesis takes as its starting point and main axis, the study of the representations of disease, curing practices, ethnopolitical movements and their interaction with public health politics, discussing the exercise of political power in the context of interethnic relationships. It analyzes how social practices have been historically constituted and how the indigenous conceptions of power tie in with the expression of authority on the local leveI. It seeks to understand how ethnopolitical agents - understood as individual manifestations of collective experiences - act in the definition, reproquction and transformation of the relationships of force and asymmetry that exist in their lives. It concludes that the reproduction of Baniwa social structure is generating its own transformation through an historical reordering that establishes a "Baniwa way' of interacting with the non indigenous world, govemed by the logic of mythical and cosmological productions of the group.en_US
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsCura em Homeopatiaen_US
dc.subject.decsPolíticas Públicasen_US
dc.subject.decsCondições Sociaisen_US
dc.subject.decsRegião Amazônicaen_US
dc.subject.decsAntropologiaen_US
dc.subject.enHealth of Indigenous Peoplesen_US
dc.subject.enCure in Homeopathyen_US
dc.subject.enSocial Conditionsen_US
dc.subject.enPublic Policyen_US
Appears in Collections:AN - Teses de Doutorado

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