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dc.contributor.advisorFarah, Marta Ferreira Santos-
dc.contributor.authorCraveiro, Silvia da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-06T17:01:56Z-
dc.date.available2019-08-06T17:01:56Z-
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationCRAVEIRO, Silvia da Silva. Educação escolar e saúde indígena: uma análise comparativa das políticas nos níveis federal e local. 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004en_US
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/573-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre as políticas de educação escolar e saúde indígena no Brasil, buscando verificar a presença das tendências de modificação observadas nas políticas sociais do país, a partir das décadas de 1980 e 1990: descentralização das políticas para as esferas subnacionais de governo; criação de mecanismos de participação da sociedade civil nos processos decisórios; estabelecimento de parcerias com instituições privadas para a provisão de serviços públicos; institucionalização de canais de controle; alteração no conteúdo das políticas e ampliação de seu alcance. O estudo foi realizado a partir de uma análise comparativa das duas políticas no nível federal e no nível local de governo. A análise no nível local foi realizada a partir do estudo de caso do Parque Indígena do Xingu. Buscou-se verificar, na trajetória das políticas, a influência dos fatores relacionados aos processos de Redemocratização e Reforma do Estado, das dinâmicas próprias das áreas de saúde e educação, da questão indígena e da agenda estatal indigenista. A partir da análise, verificamos, no nível federal, um avanço na legislação de ambos os campos, comparado com os princípios existentes antes da Constituição Federal de 1988. No que se refere à legislação, a educação escolar indígena apresenta-se mais consolidada quando comparada à saúde que ainda apresenta muitas indefinições. No Parque Indígena do Xingu percebemos uma inflexão nas duas políticas, a partir da década de 1990, que passam a buscar um crescente protagonismo indígena e a valorização de uma abordagem intercultural. No Xingu estes avanços foram resultado, sobretudo, da iniciativa das comunidades indígenas da região, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, na área da saúde, e com o Instituto Socioambiental, na área da educação, e com recursos, a principio, de fundações internacionais.en_US
dc.language.isopor-
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherBrasilen_US
dc.subject.otherÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.otherMato Grossoen_US
dc.subject.otherParque Indígena do Xinguen_US
dc.subject.otherRegião Amazônicaen_US
dc.subject.otherPolítica Públicaen_US
dc.subject.otherEducação em Saúdeen_US
dc.subject.otherDescentralizaçãoen_US
dc.subject.otherRegião Centro Oesteen_US
dc.subject.otherEducaçãoen_US
dc.subject.otherSaúde escolaren_US
dc.titleEducação escolar e saúde indígena: uma análise comparativa das políticas nos níveis federal e local
dc.typeDissertationen_US
dc.creator.affilliationFundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. São Paulo, SP, Brasilen_US
dc.degree.departmentEscola de Administração de Empresas de São Pauloen_US
dc.degree.grantorFundação Getúlio Vargasen_US
dc.degree.date2004-
dc.degree.localSão Paulo/SPen_US
dc.degree.programPrograma de Mestrado em Administração Pública e Governoen_US
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsEducação em Saúdeen_US
dc.subject.decsPolítica Públicaen_US
dc.subject.enHealth of Indigenous Peoplesen_US
dc.subject.enIndians, South Americanen_US
dc.subject.enBrazilen_US
dc.subject.enAmazonian Ecosystemen_US
dc.subject.enPublic Policyen_US
dc.subject.enHealth Educationen_US
Appears in Collections:PSSI - Dissertações de Mestrado

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