Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/577
Title: Doenças, dramas e narrativas entre os Geripanko: concepções de causa e representações tradicionais sobre saude e doença, presentes entre um grupo indigena situado na região do Nordeste brasileiro
Advisor: Santos, Jose Luiz dos
Authors: Farias, Ivan Soares
Affilliation: Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. Brasil
Abstract: Este trabalho tem por objeto uma melhor visibilidade da etnicidade de um dos grupos indígenas do sertão alagoano, através de uma interpretação de valores socioculturais presentes em um dos códigos formadores de sua tradicional idade: representações sociais sobre saúde e doença. Os Geripankó são apresentados sob aspectos históricos, etnológicos, concepções mágico-religiosas e, principalmente, através de suas próprias noções de doença e cura, conferindo especificidades simbólicas permanentemente reelaboradas como estratégias de resistência às imposições históricas da política indigenista.
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Região Nordeste
Pernambuco
Política Indigenista
Grupos étnicos
Geripankó
Issue Date: 2004
Citation: FARIAS, Ivan Soares; SANTOS, Jose Luiz dos. Doenças, dramas e narrativas entre os Geripanko: concepções de causa e representações tradicionais sobre saude e doença, presentes entre um grupo indigena situado na região do Nordeste brasileiro. 2004. 161 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2004
Place of defense: São Paulo/SP
metadata.dc.degree.department: Departamento de Antropologia
Defense institution: Universidade Estadual de Campinas
Program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Copyright: open access
Appears in Collections:TR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
899309330.pdf10.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.