Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/579
Título: Saúde bucal dos povos indígenas do Brasil e o caso dos Xavantes de Mato Grosso
Orientador: Santos, Ricardo Ventura
Autor(es): Arantes, Rui
Coorientador: Frazão, Paulo
Afiliação: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo: O processo de transição epidemiológica experimentado pelos grupos indígenas no Brasil, frente ao contato permanente com a sociedade não-indígena, tem assumido contornos diversos, dependendo da etnia e do contexto sócio-ambiental em que estão inseridos. A presente tese procura levantar questões relacionadas à saúde bucal desses grupos populacionais. São discutidas questões ligadas à escassez de dados, que inviabiliza o delineamento de um panorama amplo e robusto sobre as condições de saúde desses grupos; e as interferências das mudanças sócio-econômicas e ambientais sobre seu perfil de saúde bucal. A partir do caso Xavante, realiza-se um estudo epidemiológico envolvendo diferentes comunidades. Os dados coletados em diferentes Terras Indígenas Xavante permitiram desenvolver um estudo epidemiológico comparativo entre os diferentes subgrupos Xavante, utilizando o índice CPOS. As diferenças significativas de prevalência de cárie encontradas indicam forte interferência de fatores locais sobre os níveis da doença nas diferentes comunidades. (...) Conclui-se que os Xavante, de modo geral, apresentaram condições de saúde bucal, em particular de cárie, que apontam para aumento ao longo do tempo, evidenciando falta de acesso a serviços odontológicos e a métodos preventivos. A expansão de atividades de prevenção e promoção em saúde bucal é de fundamental importância no atual contexto sócio-sanitário no qual está inserido o povo Xavante.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
População Indígena
Mato Grosso
Região Centro-Oeste
Região Amazônica
Epidemiologia
Xavante
Cárie Dentária
Saúde Bucal
Promoção da Saúde
Data do documento: 2005
Referência: ARANTES, Rui. Saúde bucal dos povos indígenas do Brasil e o caso dos Xavantes de Mato Grosso. 2005. 152 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005.
Local de defesa: Rio de Janeiro/RJ
Instituição de defesa: Fundação Oswaldo Cruz . Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
098281725.pdf13.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.