Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/615
Título: Etnografia Wajãpi/AP do processo saúde-doença: um enfoque odontológico
Orientador: Ferreira, Efigênia Ferreira e
Autor(es): Souza, Tiago Araujo Coelho de
Coorientador: Gallois, Dominique Tilkim
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever alguns aspectos das representações sócio-culturais dos Wajãpi/AP e o seu processo de apropriação acerca das informações em saúde bucal. Foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico onde através dos registros discursivos, observacionais e escritos buscou-se conhecer a concepção de saúde e doença dos Wajãpi/AP, além de identificar os hábitos, as transformações nos padrões alimentares e os cuidados com a saúde bucal ao longo da trajetória de contato com a sociedade envolvente. Os resultados mostram que a intensificação do processo de contato com a sociedade nacional introduziu a prática do assalariamento e, com isso, o comprometimento com o discurso biomédico; e que a mudança no regime alimentar dos Wajãpi/AP, ao consumir alimentos industrializados, não decorre de necessidade nutricional e nem de escassez alimentar, mas da obtenção de status diferenciado produzido pela própria política do assalariamento. Para concluir, as narrativas míticas e sua interface com a saúde bucal relacionam-se à cosmologia, por isso não explicam o componente etiológico do processo saúde-doença bucal, mas garantem a relação de vínculo com a comunidade, através da sensibilidade da equipe de saúde bucal e da construção de instrumentos, culturalmente, diferenciados. E, finalmente, há evidências de questionamentos sobre a saúde bucal por parte dos Wajãpi/AP o que nos garante afirmar que este povo está aprendendo objetivar uma nova prática de saúde bucal.
Palavras-chave: Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Saúde Bucal
Amapá
Pesquisa Qualitativa
Antropologia da Saúde
Comportamento Alimentar
Wajâpi
DeCS: Saúde de Populações Indígenas
Saúde Bucal
Pesquisa Qualitativa
Antropologia da Saúde
Comportamento Alimentar
Índios Sul-Americanos
Data do documento: 2015
Referência: SOUZA, Tiago Araujo Coelho de. Etnografia Wajãpi/AP do processo saúde-doença: um enfoque odontológico. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015
Local de defesa: Belo Horizonte/MG
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia.
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:AN - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
673610232.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.