Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6399
Título: Plantas alimentares cultivadas nas roças Baniwa: mudanças e participação dos jovens
Orientador: Katz, Esther
Autor(es): Silva, Franklin Paulo Eduardo da
Afiliação: Universidade de Brasília. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF, Brasil
Resumo: A presente obra é resultado de estudo sobre plantas alimentares cultivadas nas roças baniwa: mudanças e participação dos jovens, desenvolvido com os povos Baniwa e Coripaco no Rio Içana, Aiari e entre baniwa e membros de outras etnias na Cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. O estudo baseou-se na hipótese de nos últimos anos a escassez de alimentos na região vem se agravando consequência de mudanças em diversos aspectos, entre estas, a mudança de cultivo das espécies de plantas alimentares nas roças e o esmorecimento de participação dos jovens. Foram entrevistados os mais idosos sobre a situação da agricultura no passado remoto e intermediário e os jovens sobre a sua participação na lavoura agrícola. Os idosos responderam as questões por meio de mitos de origens da agricultura, descrevendo as atividades, manejos das roças e das plantas cultivadas pelas gerações passadas. Como resultados deste estudo foram identificados: mudança de cultivo das espécies de plantas alimentares; fragilidade do manejo tradicional das áreas produtivas; crescimento da escassez de caças; diminuição da diversidade nutricional de alimentação; insegurança alimentar do grupo e a fraca participação dos jovens nas atividades agrícolas. Diante destas descobertas, são sugeridas: conscientização sobre importância de cultivo das espécies de plantas alimentares de origens regionais; importância de participação efetiva dos jovens nas atividades de roça; inclusão do tema agricultura tradicional nos currículos escolares e; importância da valorização de alimentação tradicional do Povo Baniwa e dos demais povos indígenas do Alto Rio Negro.
Palavras-chave: Autoria Indígena
Amazonas
Região Amazônica
Região Norte
Baniwa
Alimentação e Nutrição
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Plantas Comestíveis
Segurança Alimentar
Agricultura
Alimentos, Dieta e Nutrição
Data do documento: 2013
Referência: SILVA, Franklin Paulo Eduardo da. Plantas alimentares cultivadas nas roças Baniwa: mudanças e participação dos jovens. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a povos e terras indígenas) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013
Data de defesa: 2013
Local de defesa: Brasília, DF
Departamento: Centro de Desenvolvimento Sustentável
Instituição de defesa: Universidade de Brasília
Programa: Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade junto a povos e terras indígenas
Direito autoral: open access
Tipo de Documento: Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:AN - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plantas alimentares cultivadas nas roças Baniwa: mudanças e participação dos jovens32.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.