Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6632
Título: Alguns aspectos das condiçöes de saúde bucal de uma populaçäo indígena Guarani Mbyá no Município de Säo Paulo
Orientador: Fernandez, Roberto Augusto Castellanos
Autor(es): Fratucci, Maristela Vilas Boas
Afiliação: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil
Resumo: Objetivo: Realizar diagnóstico de saúde bucal da comunidade indígena Guarani, Mbyá da Aldeia Morro da Saudade, Distrito de Parelheiros, Município de Säo Paulo, por meio de levantamento epidemiológico em saúde bucal. Métodos: Os índices foram utilizados segundo os códigos e critérios recomendados pela Organizaçäo Mundial da Saúde (OMS), na 4ª ediçäo do manual "Oral health surveys - basic methods" (1997). O estudo foi realizado sem amostra pré-estabelecida, sendo apuradas todas as idades examinadas. Conclusöes: Considerando-se os indivíduos examinados, pode-se observar que o perfil epidemiológico das doenças bucais tem um comportamento diferenciado da sociedade nacional, embora näo exista acesso a programas preventivos e assistenciais. No levantamento em questäo, a cárie, a doença periodontal, a fluorose e as oclusopatias têm uma severidade menor que a observada em estudos realizados no Município e Estado de Säo Paulo. Porém, as necessidades de tratamento acumuladas e as condiçöes de vida dessas populaçöes, demonstram que será necessária a implantaçäo de propostas de atençäo à saúde bucal para que esses índices näo continuem evoluindo de maneira drástica.
Palavras-chave em inglês: Brazil
Health of Indigenous Peoples
Indians, South American
Dental Health Surveys
Oral Health
Epidemiology
Palavras-chave: Região Sudeste
São Paulo
Guarani
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Saúde Bucal
Inquéritos de Saúde Bucal
Epidemiologia
Data do documento: 2000
Referência: FRATUCCI, Maristela Vilas Boas. Alguns aspectos das condiçöes de saúde bucal de uma populaçäo indígena Guarani Mbyá no Município de Säo Paulo. 2000. 118 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000
Data de defesa: 2000
Local de defesa: São Paulo/SP
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:EPI - Dissertações de Mestrado



O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.