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Título: A formação do enfermeiro indígena: percepções dos discentes e docentes do curso de graduação – UFMT/SINOP
Orientador: Secchi, Darci
Autor(es): Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda
Afiliação: Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil
Resumo: As transformações que ocorrem no mundo contemporâneo exigem que as universidades assumam novos desafios e apontem caminhos para atender às demandas sociais. A inclusão de estudantes indígenas nos cursos superiores representa um marco nessa nova relação entre a universidade e o cidadão. O presente trabalho discute o processo formativo de enfermeiros indígenas que integram o Programa de Inclusão Indígena - PROIND/UFMT em Sinop, com foco nas diferentes percepções acerca da sua formação acadêmica. O estudo integra a linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT que mantém interlocuções com diferentes temáticas educacionais, dentre elas, os movimentos sociais, as relações raciais e as políticas públicas específicas. Ancorada nessa percepção investigativa, a coleta de dados que subsidiou a pesquisa deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas que procuraram identificar os elementos constitutivos da formação discente nas seguintes áreas temáticas: o aspecto conceitual da Ciência Enfermagem; a articulação da política institucional e governamental; o currículo do curso; o preparo docente e as práticas pedagógicas; e a interculturalidade. Os dados das entrevistas foram transcritos, agrupados por temáticas e analisados de forma a identificar as percepções dos docentes e estudantes indígenas. Os resultados obtidos indicam que a ciência da Enfermagem é percebida como “a ciência do cuidado voltado para seres humanos; uma ciência abrangente que envolve conhecimento científico, habilidade técnica e profissional.” Ao se referir à política institucional, os entrevistados consideram que a Universidade não está preparada para receber os estudantes indígenas, quer pelas limitações na formação dos docentes, quer pela percepção monoculturalista do currículo do curso que não atende às novas demandas sociais, culturais e profissionais dos povos indígenas da região. A formação docente, quer na graduação quer na pós-graduação, não aborda os múltiplos aspectos da diversidade que necessitariam ser considerados. O convívio intercultural não é pleno e, frequentemente, dificulta o desempenho dos estudantes indígenas. As respostas dos entrevistados indicam que o ‘exílio’ social e cultural intensifica as adversidades e resulta em comportamentos “retraídos”, o que influencia negativamente o seu processo formativo. Para superar esse quadro, os entrevistados apontam algumas medidas a serem tomadas, dentre as quais destacamos: a) que a Universidade forme profissionais com base em princípios educacionais, éticos e políticos que confrontem os valores hegemônicos da sociedade local; b) que os educadores considerem a dinâmica de aprendizagem dos alunos indígenas para auxiliálos no desenvolvimento de suas potencialidades; c) que a presença de indígenas nos cursos de graduação instigue a Universidade a se adequar à realidade atual, a desenvolver projetos pedagógicos abertos para a diversidade; d) que os diferentes programas que compõem as políticas públicas no campo da educação sejam mais bem difundidos e incorporados à comunidade universitária, como estratégia de consolidação, de respeito e atendimento efetivo às crescentes demandas das sociedades indígenas. A inclusão de estudantes indígenas nos cursos superiores supõe o repensar, o reinventar da relação entre o sistema educacional e o educando, pois já não são apenas os estudantes que precisam se preparar para a Universidade, ela também precisa se preparar para atender as demandas sociais e sua missão institucional.
Palavras-chave em inglês: Brazil
Health of Indigenous Peoples
Indians, South American
Palavras-chave: Enfermeiro Indígena
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Competência Cultural
Educação Superior
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Enfermeiras e Enfermeiros
Data do documento: 2013
Referência: BOTELHO, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda. A formação do enfermeiro indígena: percepções dos discentes e docentes do curso de graduação – UFMT/SINOP. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013
Data de defesa: 2013
Local de defesa: Cuiabá/MT
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Dissertações de Mestrado

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