Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6691
Título: O Programa Bolsa Família e suas Condicionalidades para Famílias Indígenas Aldeadas: Breve Extrato da Realidade Social dos Beneficiários Indígenas nas Aldeias de Campo Grande/MS
Orientador: Calarge, Carla Fabiana Costa
Autor(es): Rodrigues, Elisa Benícia de Oliveira
Afiliação: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil
Resumo: O Programa Bolsa Família - PBF trata-se de um programa de transferência de renda diretamente voltado às famílias pobres, que vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos – as condicionalidades – nas áreas de Saúde e Educação, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos. Este artigo apresenta as dimensões para enfrentamento da fome e da pobreza que vão de encontro das realidades sociais, culturais e dos traços regionais que, muitas vezes, impactam diretamente o acompanhamento das condicionalidades e sua efetividade no rompimento do ciclo da pobreza entre gerações. O estado de Mato Grosso do Sul, apresenta o segundo maior número quantitativo de etnias de povos tradicionais indígenas com relação às demais regiões do Brasil, dentre estes muitos que são dependentes do Programa Bolsa Família – PBF, desde o ano de 2003. Considerando o impacto social característico do PBF e de seu potencial para redução das vulnerabilidades sociais para os povos tradicionais indígenas no município de Campo Grande/MS, o artigo apresentará dados quantitativos sobre o cadastramento das famílias indígenas, observando os fatores que tornam mais vulneráveis e que agravam a superação social para as famílias indígenas aldeadas no município de Campo Grande.
Palavras-chave em inglês: Brazil
Health of Indigenous Peoples
Indians, South American
Food Assistance
Palavras-chave: Indígenas aldeados
Programa Bolsa Família
Mato Grosso do Sul
Região Centro-Oeste
Alimentação e Nutrição
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Assistência Alimentar
Alimentos, Dieta e Nutrição
Data do documento: 2016
Referência: RODRIGUES, Elisa Benícia de Oliveira. O Programa Bolsa Família e suas Condicionalidades para Famílias Indígenas Aldeadas: Breve Extrato da Realidade Social dos Beneficiários Indígenas nas Aldeias de Campo Grande/MS. 2016. 27 f. TCC (Especialização em Educação, pobreza e desigualdade social). - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.
Local de defesa: Campo Grande
Instituição de defesa: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Programa: Programa de Especialização em Educação, pobreza e desigualdade social
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:AN - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues, elisa benicia_TCC.pdf10.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.