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dc.contributor.authorHoefel, Maria da Graça Luderitz-
dc.contributor.authorSevero, Denise Osório-
dc.contributor.authorHamann, Edgar Merchán-
dc.contributor.authorSantos, Silvéria Maria dos-
dc.contributor.authorSelau, Maria Gorete Selau-
dc.date.accessioned2022-03-29T12:48:31Z-
dc.date.available2022-03-29T12:48:31Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationHOEFEL, Maria da Graça Luderitz et al. O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde: um estudo de caso. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1091. Acesso em: 29 mar. 2022en_US
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6728-
dc.description.abstractEste artigo busca resgatar e analisar o processo pedagógico do Projeto de Extensão Vidas Paralelas Indígena, com intuito de refetir sobre seus avanços e limites com relação à construção da interculturalidade na formação em saúde. Trata-se de um estudo de caso educacional qualitativo, cujo método de coleta de dados utilizado foi composto por consulta e análise de documentos, vídeos e diários de campo dos extensionistas indígenas. Os resultados indicam que a construção da interculturalidade permeou todo o processo, uma vez que o projeto teve como ponto de partida e como eixos norteadores a expressão dos olhares indígenas, o resgate das concepções e cosmovisão que fundamentam o modo de ver e compreender o mundo na perspectiva dos diferentes povos indígenas, bem como a construção de um espaço de diálogo entre as distintas racionalidades e saberes existentes. Estes princípios tem possibilitado que os estudantes se apropriem do processo de construção do conhecimento e confram sentido a ele, abrindo caminhos para a facilitação das potencialidades dos educandos e, consequentemente para a promoção de processos emancipatórios. Além disso, destaca-se como avanço a formação de uma Comissão Intercultural no interior da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com a função de debater e construir processos de formação interculturais, que contemplem as diferentes racionalidades, além de viabilizar o acolhimento e suporte aos estudantes indígenas ao longo de toda a graduaçãoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherNúcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)en_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherAspectos Sociaisen_US
dc.titleProjeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde: um estudo de casoen_US
dc.title.alternativeThe Project “Indigenous Parallel Lives” and the construction of interculturality in the education on health sciences : a case studyen_US
dc.typeArticleen_US
dc.description.abstractenThe purpose of this article is to analyze the pedagogical process of The Project “Parallel Lives Indigene Extension Project”), aiming to refect on its advances and limitations regarding the development of interculturality in healthcare education. This is a qualitative, educational case study. Its data collection method comprised the consultation and analysis of documents, videos, and feld journals of the indigenous extensionists. The results indicate that the development of interculturality guided the entire processes, since the expression of indigenous views was the project’s starting point and main guideline, including the rescue of the conceptions and worldview upon which the perspective and understanding of distinct indigenous peoples are based, as well as the creation of a space for dialog between different existing rationalities and sets of knowledge. These principles have enabled students to take charge of and give meaning to the knowledge development process, opening paths to facilitate the learners’ potentials and, as a consequence, promote emancipatory processes. Furthermore, we highlight the progress represented by the creation of an Intercultural Commission within the Faculty of Healthcare Sciences of the University of Brasília, with the purpose of debating and developing intercultural education processes that contemplate distinct rationalities, in addition to enabling a proper reception of and support to indigenous students throughout the duration of their undergraduate coursesen_US
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsFatores Socioeconômicosen_US
dc.subject.decsCompetência Culturalen_US
dc.subject.enBrazilen_US
dc.subject.enHealth of Indigenous Peoplesen_US
dc.subject.enIndians, South Americanen_US
dc.subject.enSocioeconomic Factorsen_US
dc.subject.enCultural Competencyen_US
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