Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6875
Título: O papel do ambiente escolar na cultura alimentar Kaingang: o caso da Terra Indígena Rio das Cobras, PR
Título(s) alternativo(s): The role of the school environment in food culture Kaingang: the Rio das Cobras Indigenous Land case, PR
Autor(es): Mineiro, Suzana Kagmu
Triches, Rozane Marcia
Afiliação: Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.
Resumo: Este artigo busca analisar o papel da escola indígena na valorização/revitalização da cultura alimentar na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras, PR. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em cinco escolas Kaingang, por meio de entrevista semiestruturada e verificação do cardápio escolar. As escolas perpetuam, no cotidiano dos alunos ambientes que propiciam a aculturação e globalização dos hábitos alimentares, sem preocupações com a manutenção de sua cultura.Palavras-chave: indígenas; cultura alimentar; alimentação escolar
Resumo em inglês: This arƟ cle analyzes the role of the indigenous school in the valorizaƟ on/revitalizaƟ on of food culture in the Rio das Cobras Indigenous Land in Nova Laranjeiras, PR. A qualitaƟ ve research was carried out in fi ve Kaingang schools, through a semi-structured interview and verifi caƟ on of the school menu. Schools perpetuate in the daily life of students, environments that promote the acculturaƟ on and globalizaƟ on of eaƟ ng habits, without worrying about the maintenance of their culture
Palavras-chave em inglês: Brazil
Health of Indigenous Peoples
Indians, South American
School Feeding
Palavras-chave: Paraná
Região Sul
Kaingang
Alimentação e Nutrição
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Índios Sul-Americanos
Alimentação Escolar
Hábitos Alimentares
Saúde da Criança
Alimentos, Dieta e Nutrição
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Católica Dom Bosco
Referência: MINEIRO, Suzana Kagmu; TRICHES, Rozane Marcia. O papel do ambiente escolar na cultura alimentar Kaingang: o caso da Terra Indígena Rio das Cobras, PR. Interações (Campo Grande), v. 19, n. 4, p. 757-771, 2018
DOI: 10.20435/inter.v19i4.166
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:AN - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do ambiente escolar na cultura alimentar Kaingang: o caso da Terra Indígena Rio das Cobras, PR257.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.