Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMineiro, Suzana Kagmu-
dc.contributor.authorTriches, Rozane Marcia-
dc.date.accessioned2022-04-20T19:48:57Z-
dc.date.available2022-04-20T19:48:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMINEIRO, Suzana Kagmu; TRICHES, Rozane Marcia. O papel do ambiente escolar na cultura alimentar Kaingang: o caso da Terra Indígena Rio das Cobras, PR. Interações (Campo Grande), v. 19, n. 4, p. 757-771, 2018en_US
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/6875-
dc.description.abstractEste artigo busca analisar o papel da escola indígena na valorização/revitalização da cultura alimentar na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras, PR. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em cinco escolas Kaingang, por meio de entrevista semiestruturada e verificação do cardápio escolar. As escolas perpetuam, no cotidiano dos alunos ambientes que propiciam a aculturação e globalização dos hábitos alimentares, sem preocupações com a manutenção de sua cultura.Palavras-chave: indígenas; cultura alimentar; alimentação escolaren_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Católica Dom Boscoen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherParanáen_US
dc.subject.otherRegião Sulen_US
dc.subject.otherKaingangen_US
dc.subject.otherAlimentação e Nutriçãoen_US
dc.titleO papel do ambiente escolar na cultura alimentar Kaingang: o caso da Terra Indígena Rio das Cobras, PRen_US
dc.title.alternativeThe role of the school environment in food culture Kaingang: the Rio das Cobras Indigenous Land case, PRen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationUniversidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.en_US
dc.creator.affilliationUniversidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.en_US
dc.description.abstractenThis arƟ cle analyzes the role of the indigenous school in the valorizaƟ on/revitalizaƟ on of food culture in the Rio das Cobras Indigenous Land in Nova Laranjeiras, PR. A qualitaƟ ve research was carried out in fi ve Kaingang schools, through a semi-structured interview and verifi caƟ on of the school menu. Schools perpetuate in the daily life of students, environments that promote the acculturaƟ on and globalizaƟ on of eaƟ ng habits, without worrying about the maintenance of their cultureen_US
dc.identifier.doi10.20435/inter.v19i4.166-
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsAlimentação Escolaren_US
dc.subject.decsHábitos Alimentaresen_US
dc.subject.decsSaúde da Criançaen_US
dc.subject.decsAlimentos, Dieta e Nutriçãoen_US
dc.subject.enBrazilen_US
dc.subject.enHealth of Indigenous Peoplesen_US
dc.subject.enIndians, South Americanen_US
dc.subject.enSchool Feedingen_US
Appears in Collections:AN - Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.