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dc.contributor.authorEl Kadri, Michele Rocha-
dc.contributor.authorMelo, Bernardo Dolabella-
dc.contributor.authorSouza e Souza, Michele-
dc.contributor.authorNoal, Debora da Silva-
dc.contributor.authorSerpeloni, Fernanda-
dc.contributor.authorPereira, Alessandra dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-28T16:22:54Z-
dc.date.available2022-06-28T16:22:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationEL KADRI, Michele Rocha; et al. Curso em saúde mental no contexto da Covid-19 com povos indígenas por meio de ensino remoto. Trabalho, Educação e Saúde [online], v. 20, p. e00333164, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/VBtKpfgDJXS6BBKPYcJRmBk/?lang=pt#. Acesso em: 27 jun. 2022en_US
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/7093-
dc.description.abstractO enfrentamento à Covid-19 suscitou a necessidade da formação em Saúde Mental para profissionais da saúde, educação, proteção social e lideranças comunitárias que atuam junto aos povos indígenas. Em seus cotidianos, essas comunidades já convivem com questões que impactam a saúde mental e a espiritual, mas o sofrimento psíquico ficou ainda mais evidenciado no contexto pandêmico. O curso ‘Bem viver: Saúde Mental Indígena’, voltado para mitigar o impacto psicossocial da Covid-19 nas populações indígenas da Amazônia brasileira, exigiu estratégias inovadoras ante o desafio de ensino remoto nesse contexto de conectividade limitada e isolamento territorial. Os desenhos pedagógico e operacional do curso priorizaram o diálogo intercultural na elaboração dos conteúdos com uso de diversas ferramentas de ensino para superar barreiras de conectividade e de entendimento da língua portuguesa no formato escrito. Apesar do desafio da produção coletiva e intercultural, dada a diversidade étnica, o curso foi um espaço de produção e trocas entre profissionais de diferentes áreas e lideranças comunitárias, sempre buscando um olhar ampliado sobre as práticas de cuidado, apoio psicossocial e valorizando as formas de atenção à saúde utilizadas pelas comunidadesen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherEscola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPJV-FioCruz)en_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherRegião Amazônicaen_US
dc.titleCurso em saúde mental no contexto da Covid-19 com povos indígenas por meio de ensino remotoen_US
dc.title.alternativeCourse in mental health in the context of COVID-19 with indigenous poeples through remote learningen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Laboratório de História, Política Pública e Saúde na Amazônia. Manaus, AM, Brasilen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias. Brasília, DF, Brasilen_US
dc.creator.affilliationUniversidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasilen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias. Brasília, DF, Brasilen_US
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde. Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias. Brasília, DF, Brasil.en_US
dc.creator.affilliationUniversidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil/ Fundação Oswaldo Cruz. Manaus, AM, Brasilen_US
dc.description.abstractenThe confrontation with COVID-19 raised the need for training in Mental Health for health, education, social protection and community leaders who work with indigenous peoples. In their daily lives, these communities already live with issues that impact mental and spiritual health, but psychological distress was even more evident in the pandemic context. The ‘Well Living: Indigenous Mental Health’ course, aimed at mitigating the psychosocial impact of COVID-19 on indigenous populations in the Brazilian Amazon, required innovative strategies in the face of the challenge of remote learning in this context of limited connectivity and territorial isolation. The pedagogical and operational design of the course prioritized intercultural dialogue in the development of content using various teaching tools to overcome barriers to connectivity and understanding of the Portuguese language in written format. Despite the challenge of collective and intercultural production, given the ethnic diversity, the course was a space for production and exchanges between professionals from different areas and community leaders, always seeking a broader look at care practices, psychosocial support and valuing ways of health care used by communitiesen_US
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00333-
dc.subject.decsBrasilen_US
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenasen_US
dc.subject.decsÍndios Sul-Americanosen_US
dc.subject.decsCOVID-19en_US
dc.subject.decsSaúde Mentalen_US
dc.subject.decsEcossistema Amazônicoen_US
dc.subject.decsEducação à Distânciaen_US
dc.subject.enBrazilen_US
dc.subject.enIndians, South Americanen_US
dc.subject.enHealth of Indigenous Peoplesen_US
dc.subject.enMental Healthen_US
dc.subject.enCOVID-19en_US
dc.subject.enAmazonen_US
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