Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/7164
Title: Promoção da saúde em aldeia Karajá: um relato de experiência
Authors: Martins, Fernanda Ximenes Amado
Mendes, Leandro Reboredo
Scarparo, Angela
Affilliation: Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Nova Friburgo, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Nova Friburgo, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Departamento de Formação Específica. Nova Friburgo, RJ, Brasil.
Abstract: Objetivo: relatar a experiência extensionistas de acadêmicos do INSF/UFF promovida pelo PET em parceria com a ONG Amazonas Visão. Relato de Experiência: a atividade foi realizada na aldeia Karajá, na Ilha do Bananal em São Félix do Araguaia/MT, com foco em atividades educativa-preventiva em saúde bucal e de assistência básica. Etapa 1: reconhecimento territorial da aldeia com agentes de saúde indígenas. Etapa 2 - procedimentos de TRA, raspagens, exodontias simples, oficinas de instrução de higiene bucal, conscientização da dieta e doença cárie e aplicações tópicas de flúor. O atendimento clínico odontológico foi realizado na escola da aldeia em sala equipada, e as oficinas interativas de instrução de higiene bucal e aplicação tópica de flúor realizadas no espaço externo da escola. Durante a expedição, observou-se a falta de conhecimento básico sobre saúde geral e bucal, a comunidade indígena possui assistência odontológica mínima, necessitando deslocar-se a cidade mais próxima, via fluvial (5 Km). Durante a territorialização, foi constatada falta de saneamento básico e tratamento de água, causando grande impacto na saúde da comunidade. A barreira cultural é um empecilho dificultador na transmissão de informações sobre a saúde. Conclusão: Vivenciar uma cultura diferente, em contato com indígenas e o meio que estão inseridos, com saúde precária e de difícil acesso, trouxe reflexões sobre o papel do cirurgião-dentista na promoção da saúde. A experiência do trabalho voluntário e extensão universitária são fundamentais para o crescimento profissional, proporcionando uma vivência integral e humanística ao acadêmico.
Keywords: Extensão universitária
Mato Grosso
Região Amazônica
Região Centro-Oeste
Doenças e Agravos Não Transmissíveis
DeCS: Saúde Bucal
Brasil
Índios Sul-Americanos
Ecossistema Amazônico
Saúde de Populações Indígenas
Issue Date: 2018
Publisher: Associação Brasileira de Odontologia (Seção Rio de Janeiro)
Citation: MARTINS, Fernanda Ximenes Amado; MENDES, Leandro Reboredo; SCARPARO, Angela. Promoção da saúde em aldeia Karajá: um relato de experiência. Revista Brasileira de Odontologia, v. 75, p. 122, 2018. Supl. 2.
metadata.dc.identifier.doi: 10.18363/rbo.v75.2018.e1361
ISSN: 1984-3747
Copyright: open access
Appears in Collections:DANT - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
740186088.pdf81.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.