Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/7186
Título: O-o20PG - Hiperplasia epitelial focal em criança indígena Yanomami: relato de caso
Autor(es): Shimada, M. H.
Miyasaki, M. L.
Mazini, R. G.
Kussaba, S. T.
Pessan, J. P.
Delbem, A. C. B.
Afiliação: N/T
N/T
N/T
N/T
N/T
N/T
Resumo: A hiperplasia epitelial focal ou doença de Heck é uma enfermidade rara, benigna que afeta a mucosa oral de crianças e adultos jovens de diversas regiões do mundo e em diferentes grupos étnicos, como indígenas e esquimós. Apresenta correlação com o papilomavírus humano (HPV) no qual os tipos 13 e 32 têm sido detectados nessas lesões. O relato de caso é uma criança de 10 anos de idade, gênero feminino, descendente de indígenas da etnia Yanomami, que compareceu ao atendimento odontológico no pólo-base de Auaris, localizado no território indígena Yanomami no município de Amajari, estado de Roraima, exibindo lesões na mucosa labial superior e inferior; e na língua bem definidas, arredondadas, planas. As lesões foram submetidas à biópsias incisionais, sendo constatado no exame histopatológico fragmentos de mucosa revestida por epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado exibindo intensa acantose com formação de cristais epiteliais e células com alterações coilocíticas. O tratamento varia desde o simples acompanhamento do caso, uma vez que a doença tende a regredir espontaneamente e/ou persistir por muitos anos, até o tratamento cirúrgico que fica restrito aos casos em que há comprometimento estético. Neste caso, optou-se pelo acompanhamento do caso, o qual apresenta-se estável após 3 meses de proservação.
Palavras-chave: Roraima
Yanomami
Relato de Caso
Hiperplasia Epitelial Focal
DeCS: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Saúde da Criança
Papilomavírus Humano
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Referência: SHIMADA, M. H. et al. O-o20PG - Hiperplasia epitelial focal em criança indígena Yanomami: relato de caso. Archives of Health Investigation, v. 2, p. 38, 2013.
ISSN: 2317-3009
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
595864183.pdf237.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
540087064.html17.22 kBHTMLVisualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.