Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/816
Título: Enfermidades infecciosas em comunidade indígena Terena de Mato Grosso do Sul
Orientador: Almeida Neto, Joaquim Caetano de
Autor(es): Aguiar, José Ivan Albuquerque
Resumo: As condições de saúde da população indígena brasileira são pouco conhecidas, ocorrendo uma escassez de informações sobre a questão. Para estabelecer um entendimento dos aspectos que compõem esse panorama, foi realizado um inquérito entre os índios Terena que habitam os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram estudadas as prevalências de infecção por parasitos intestinais, de marcadores de infecção para as Hepatites virais A, B e C, e de anticorpos contra os vírus das enfermidades imunopreveníveis; Poliomielite 1, 2 e 3, Sarampo, Febre Amarela e Hepatite B. Os resultados foram estratificados por faixa etária e revelaram que a infecção parasitária acomete 73,5% da população estudada, com destaque para o encontro do Blastocystis Hominis, um agente pouco identificado no país. Na população acima de 10 anos, mais de 90% apresentaram reatividade para o anti-HAV total. Houve negatividade dos marcadores de infecção para as Hepatites B e C, respectivamente HBsAg e anti-HCV, e uma taxa de 16,7% (95% IC 12, 6-21, 3) para o anti-HBs.A prevalência de anticorpos neutralizantes contra o vírus do Sarampo e da Febre Amarela foi de 96,7% (95% IC 93, 9-98, 3) e 91,4% (95% IC 88-94, 7) respectivamente. Em relação à Poliomielite, 62,2% (95% IC 56, 5-67, 6) 71,7% (95% IC 66,2-76, 6) e 63,5% (95% IC 56, 5-69, 6) apresentavam anticorpos contra os Poliovírus tipo1, 2 e 3, respectivamente, demonstrando vulnerabilidade dessa população à Hepatite B, à Febre Amarela e à Poliomielite.
Palavras-chave: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul
Doenças Transmissíveis
Hepatite Viral Humana
Terena
Estudos Soroepidemiológicos
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Doenças Transmissíveis
Hepatite Viral Humana
Estudos Soroepidemiológicos
Data do documento: 2008
Referência: AGUIAR, José Ivan Albuquerque. Enfermidades infecciosas em comunidade indígena Terena de Mato Grosso do Sul. 2008. 60 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008
Local de defesa: Goiânia/GO
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:DIP - Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
596568381.pdf7.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.