Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/865
Título: O suicídio Ticuna na região do Alto Solimöes - AM
Orientador: Confalonieri, Ulisses E.
Autor(es): Erthal, Regina Maria de Carvalho
Resumo: Busca um entendimento do suicídio entre os índios Ticuna do Alto Solimöes-AM, objeto de difícil aproximaçäo, que aponta para a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Realiza uma avaliaçäo crítica da utilizaçäo do conceito de anomia para a análise do suicídio indígena, na medida em que este näo permite explicitar as relaçöes de desigualdade na qual estäo encravadas as supostas "inadaptaçöes" das populaçöes indígenas. A proposta encaminhada é de se trabalhar com um modelo que permita a percepçäo dos indivíduos como "atores" em cada "situaçäo histórica", capazes de produzir mudanças na alocaçäo de recursos e criaçäo de novos arranjos políticos. A etnoia realizada preocupa-se em captar as vinculaçöes entre os eventos de suicídio e violência desta última década, com a exacerbaçäo dos confrontos entre diferentes grupos faccionais que atualizam, em outro contexto histórico, os mecanismos de resoluçäo de conflitos próprios das antigas malocas. Na base desses confrontos está o abandono a que esta populaçäo tem sido submetida pelos órgäos responsáveis pela definiçäo e implementaçäo das políticas públicas para as populaçöes indígenas, com especial destaque para a falência do modelo de assistência à saúde proposto para a área do Alto Solimöes.
Palavras-chave: Amazonas
Brasil
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Suicídio
Saúde Mental
Tikuna
Índios Sul-Americanos
Causas Externas
DeCS: Oliveira Filho, João Pacheco de
Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Região Amazônica
Suicídio
Saúde Mental
Índios Sul-Americanos
Causas Externas
Brasil
Data do documento: 1998
Referência: ERTHAL, Regina Maria de Carvalho. O suicídio Ticuna na região do Alto Solimöes - AM. 1998. 303 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, São Paulo, 1998
Local de defesa: São Paulo/SP
Instituição de defesa: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:TR - Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423385711.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.