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dc.contributor.advisorFerreira, Luciane Ouriques-
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria das Graças Oliveira de-
dc.date.accessioned2019-08-08T12:39:12Z-
dc.date.available2019-08-08T12:39:12Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Maria das Graças Oliveira de. Proposta de plano de curso para a formação técnica dos agentes indígenas de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013-
dc.identifier.urihttp://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/903-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de Plano de Curso para formação profissional de Técnico em Agente Comunitário Indígena de Saúde (TACIS) a ser inserida no Projeto Politico-Pedagógico da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. Objetiva traçar diretrizes para a implantação de curso Técni7co em Agente Comunitário Indígena de Saúde de modo a atender à demanda de profissionalização na área de saúde para a população indígena do Estado. Está estruturado conforme a legislação vigente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A presente iniciativa visa à complementação da formação para nível técnico dos agentes indígenas de saúde no Estado de Mato Grosso, bem como a qualificação para os iniciantes no processo pedagógico. Para a escolarização em nível médio propõe-se articular os processos de Educação Profissional e Educação Básica, por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso/Equipe de Educação Indígena. Este projeto piloto destina-se ao DSEI Cuiabá, podendo vir a ser estendido aos demais DSEIs do Estado. A elaboração dessa proposta pedagógica buscou subsídios nos documentos da ESPMT, no Referencial Curricular para Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (TACS) proposto pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (2004) e nos relatos da experiência de formação de Agente Comunitário Indígena de Saúde ora desenvolvida no Amazonas - Alto Rio Negro pautada nas características culturais dos povos indígenas. A matriz curricular contempla três Áreas de formação: Área I Promoção da Saúde em Comunidades Indígenas; Área II Atenção à Saúde na Comunidade Indígena; Área III Processo de Trabalho em Saúde Indígena visando atender ao itinerário formativo do TACIS, bem como propiciar a elevação da escolaridade. A implantação do curso apresenta-se como um desafio político, cultural e pedagógico, na medida em que está pautada nos princípios de educação e atenção à saúde em uma perspectiva diferenciada.-
dc.language.isopor-
dc.rightsopen accessen_US
dc.subject.otherBrasil-
dc.subject.otherSaúde de Populações Indígenas-
dc.subject.otherPopulação Indigena-
dc.subject.otherCapacitação de Recursos Humanos em Saúde-
dc.subject.otherMato Grosso-
dc.subject.otherSistemas Locais de Saúde-
dc.subject.otherRegião Amazônica-
dc.subject.otherRegião Centro-Oeste-
dc.subject.otherAgentes Comunitários de Saúde-
dc.subject.otherAtenção à Saúde-
dc.subject.otherPromoção da Saúde-
dc.subject.otherPolítica pública-
dc.titleProposta de plano de curso para a formação técnica dos agentes indígenas de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá-
dc.typeThesisen_US
dc.contributor.advisorcoLourenço, Sônia Regina-
dc.degree.grantorUniversidade de Brasília-
dc.degree.localBrasília/DF-
dc.subject.decsBrasil-
dc.subject.decsSaúde de Populações Indígenas-
dc.subject.decsCapacitação de Recursos Humanos em Saúde-
dc.subject.decsSistemas Locais de Saúde-
dc.subject.decsRegião Amazônica-
dc.subject.decsAgentes Comunitários de Saúde-
dc.subject.decsAtenção à Saúde-
dc.subject.decsPromoção da Saúde-
dc.subject.decsPolítica Pública-
Appears in Collections:AS - Dissertações de Mestrado

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