Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/928
Título: Análise das condições de saúde bucal dos povos indígenas brasileiros em especial o Guarani e sua relação com as mudanças nos hábitos alimentares.
Orientador: Hiroka, Lucila Brandão
Autor(es): Kruger, Índida Ribeiro
Resumo: O presente estudo é um levantamento bibliográfico, utilizando como base de dados: Scielo, Bireme, manuais referentes à saúde e povos indígenas, teses e busca analisar as condições de saúde bucal dos povos indígenas brasileiros em especial o guarani, seus hábitos alimentares, transformações ocorridas, estudos epidemiológicos sobre a situação de cárie dentária. A situação de saúde bucal da população brasileira tem sofrido mudanças nas últimas décadas, estudos epidemiológicos demonstram diminuição do índice de cárie da população, porém o mesmo não tem sido observado entre as populações indígenas. Ao analisarmos a literatura constatamos que o povo indígena brasileiro vem sofrendo um aumento na prevalência de cárie dentária e um dos principais fatores associado são as mudanças nos hábitos alimentares, modificações ambientais e a inclusão de alimentos industrializados à dieta. Vale à pena ressaltar que faltam estudos padronizados com metodologia apropriada para conhecer melhor a situação epidemiológica dos povos indígenas e a necessidade de traçar estratégias de promoção de saúde respeitando as peculiaridades desses povos.
Palavras-chave: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Epidemiologia
Guarani
Índios Sul-Americanos
Cárie Dentária
Saúde Bucal
Revisão
Estudos Epidemiológicos
Comportamento Alimentar
Deficiências Nutricionais
DeCS: Brasil
Saúde de Populações Indígenas
Epidemiologia
Índios Sul-Americanos
Cárie Dentária
Saúde Bucal
Literatura de Revisão como Assunto
Comportamento Alimentar
Deficiências Nutricionais
Data do documento: 2014
Referência: KRUGER, Índida Ribeiro. Análise das condições de saúde bucal dos povos indígenas brasileiros em especial o Guarani e sua relação com as mudanças nos hábitos alimentares. 2014. 20 f. Monografia (Especialização) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014
Local de defesa: São Paulo/SP
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:EPI - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
656785780.pdf267.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.