Please use this identifier to cite or link to this item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/951
Title: Condições ambientais e prevalência de infecção parasitária em indígenas Xukuru-Kariri, Caldas, Brasil
Authors: Simões, Bárbara dos Santos
Machado-Coelho, George Luiz Lins
Pena, João Luiz
Freitas, Silvia Nascimento de
Affilliation: Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Doutorado em Saúde Pública, Belo Horizonte (MG), Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Medicina, Laboratório de Doenças Parasitárias, Ouro Preto (MG), Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Belo Horizonte (MG), Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Departamento de Nutrição Clínica e Social, Ouro Preto (MG), Brasil.
Abstract: Objetivo. Descrever as condições ambientais e o quadro de infecção parasitária dos indígenas Xukuru-Kariri residentes no município de Caldas (MG), Brasil. Métodos. Foi realizado um estudo transversal em março de 2009. Dados sociodemográficos e ambientais foram coletados através de entrevista. Amostras de água e fezes foram coletadas para determinação da contaminação ambiental e parasitológica. Resultados. A população foi composta por 86 indivíduos, divididos em 22famílias, sendo 81,8% dos chef es de baixa escolaridade (primeiro grau incompleto). Das 26 amostras de água coletadas para análise microbiológica, 77,0% foram positivas para coliformes totais e 4,0% para Escherichia coli. Em 27,3% dos domicílios, os moradores defecavam na parte exterior da casa, e 54,5% dos domicílios possuíam lixo espalhado pelo quintal. Foram coletadas amostras fecais de 60 indivíduos, com positividade em 66,6%. As prevalências registradas foram: Entamoeba histolytica/dispar, 6,7%; Entamoeba coli, 60,0%; Endolimax nana, 1,8%; e Giardia duodenalis, 6,6%. Conclusões. As pessoas incluídas na pesquisa estavam sujeitas a características ambientais que as tornavam vulneráveis nos aspectos relacionados à saúde. É primordial a promoção de ações de saúde e a implementação de políticas públicas de saneamento, com fornecimento de água de qualidade adequada e recolhimento e tratamento de dejetos humanos e rejeitos domiciliares para evitar a degradação ambiental e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos
Keywords: Brasil
Índios Sul-Americanos
Saúde de Populações Indígenas
Meio Ambiente
Região Sudeste
MInas Gerais
Estudo epidemiológico
Indicadores de Saúde
Parasitologia
Xuhuru-Kariri
Issue Date: 2015
Publisher: World Health Organization
Citation: SIMÕES, Bárbara dos Santos; MACHADO-COELHO, George Luiz Lins; PENA, João Luiz; NASCIMENTO DE FREITAS, Silvia. Condições ambientais e prevalência de infecção parasitária em indígenas Xukuru-Kariri, Caldas, Brasil. Pan American Journal of Public Health, v. 38, n. 1, p. 42-48, 2015.
Copyright: open access
Appears in Collections:DIP - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v38n1a7.pdf230.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.