Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/handle/bvs/960
Título: A saúde indígena no processo de implantação dos Distritos Sanitários: temas críticos e propostas para um diálogo interdisciplinar
Autor(es): Athias, Renato
Machado, Marina
Afiliação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Associação Saúde Sem Limites. C. P. 31, São Gabriel da Cachoeira, Brasil.
Resumo: A proposta do presente trabalho é a de expor, a partir das experiências dos autores, alguns problemas que se apresentam no atual processo de implantação dos distritos sanitários indígenas, relacionados à organização dos serviços de saúde segundo o entendimento de profissionais de saúde e de antropólogos. Para tal, os autores reportam-se aos conceitos fundamentais inerentes ao modelo de Distrito Sanitário, explicitam-nos e, por fim, apresentam as abordagens que estão sendo usadas comumente no processo de distritalização para as populações indígenas. As experiências vivenciadas pelos autores referem-se à região do Alto Rio Negro - no noroeste amazônico, representando uma realidade de 10% do total da população indígena do Brasil - e à região Nordeste - mais especificamente, o Estado de Pernambuco - com população indígena estimada em 20.000 indivíduos.
Palavras-chave: Amazonas
Brasil
Índios Sul-Americanos
Região Norte
Saúde de Populações Indígenas
DSEI Alto Rio Negro
Região Nordeste
Região Amazônica
DSEI Pernambuco
Pernambuco
FUNASA
Alto Rio Negro
Distritos Sanitários Especiais Indígenas
Sistemas Locais de Saúde
Serviços de Saúde do Indígena
Pesquisa Qualitativa
Política de Saúde Indígena
Avaliação de Políticas Públicas
Data do documento: 2001
Editor: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Referência: ATHIAS, Renato; MACHADO, Marina. A saúde indígena no processo de implantação dos Distritos Sanitários: temas críticos e propostas para um diálogo interdisciplinar. Cadernos de Saúde Pública, v. 17 , p. 425-431, 2001.
ISSN: 0102-311X
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:PSSI - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
765352758.pdf57.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.