AN - Livros Publicados

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 5
  • Item
    Guia Prático: Alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais
    (MAPA/AECS, 2020) Semeghini, Mariana Gama; Menezes, Márcio Arthur Oliveira de; Souza, Claúdia; Soave, Fernando Merloto; Canhoto, Olivia Figueira; Mello, Mariana Dettmer de Castro; Balzon, Tatiana; Santos, Karine Silva dos; Santos, Maria Sineide Neres dos
  • Item
    Vigilância alimentar e nutricional para a saúde Indígena, Vol. 1
    (Editora Fiocruz, 2007) Barros, Denise Cavalcante; Oliveira e Silva, Denise; Gugelmin, Silvia Ângela
    A importância da diversidade étnica brasileira e seus desafios são aspectos fundamentais para os profissionais que atuam no campo da saúde indígena. É nesse contexto que se insere o primeiro volume desta publicação. Trata-se de contribuição relevante e inédita ao debate e à consolidação da vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde indígena. Povos indígenas e o processo saúde-doença; situações e determinantes de saúde e nutrição da população brasileira; sociodiversidade, alimentação e nutrição indígena; políticas públicas e intervenções nutricionais: eis alguns dos temas abordados nesta coletânea, valioso instrumento de reflexão também sobre as potencialidades do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) para a prevenção de agravos nutricionais e a promoção da saúde. Já o segundo volume discute a avaliação nutricional de comunidades e indivíduos, em todas as faixas etárias e mesmo na gestação, e destaca as duas faces de um problema: os déficits de crescimento ou subnutrição, de um lado, e o sobrepeso e a obesidade, de outro. Oferece ao leitor as bases para a realização do diagnóstico nutricional na atenção básica; aprofunda o estudo de técnicas e procedimentos usados nas medições antropométricas; destaca como a informação pode orientar ações, reorganizar serviços e melhorar a assistência; e explica as etapas de organização do fluxo de dados, desde a construção até o uso para o planejamento de intervenções, passando pela análise (com ferramentas estatísticas e epidemiológicas) e pela divulgação de resultados.
  • Item
    Atxuã Seha = Nutrição
    (FALE/UFMG: Literaterras, 2012) Juruna, Tawaiku; Juruna, Yarumadê; Juruna, Maiawako; Juruna, Payawá; Juruna, Doriu; Juruna, Dubarê; Juruna, Karin; Kaiabi, Yapariwa Juruna; Troncarelli, Maria Cristina; Würker, Estela
    Este livro foi produzido no contexto do Curso de Formação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) do Médio, Baixo e Leste Xingu. A ideia de escrever o livro bilíngue foi concebida durante as etapas de ensino fundamental que fazem parte da formação dos agentes e tem como objetivo a reflexão e divulgação dos temas trabalhados durante os módulos de saúde da criança, vigilância nutricional, segurança alimentar e saúde bucal. A valorização dos conhecimentos tradicionais relacionados aos cuidados especiais e à alimentação, particularmente destinados às crianças, tem sido um dos objetivos do processo de formação. O livro também tem uma função importante de exercitar a escrita da língua materna. A participação dos professores indígenas durante toda esta produção tem sido fundamental.
  • Item
    Wâtân khwê wa nhõ twâ = Livro sobre nutrição
    (FALE/UFMG: Literaterras, 2012) Suyá, Wetanti; Suyá, Mayuri; Suyá, Kokatá; Suyá, Ropkrãsê; Suyá, Nhikraberi; Suyá, Mbentykrari; Suyá, Kaiusa; Suyá, Weteme Trumai; Suyá, Amtôtxinti; Trumai, Suya Tepmtongôkatxi; Koiroro, Suya; Suyá, Teptanti Juruna; Kaiabi, Poãn Trumai; Suyá, Ngáty Kaiabi
    Este livro foi produzido no contexto do Curso de Formação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) do Médio, Baixo e Leste Xingu. A ideia de escrever o livro bilíngue foi concebida durante as etapas de ensino fundamental que fazem parte da formação dos agentes e tem como objetivo a reflexão e divulgação dos temas trabalhados durante os módulos de saúde da criança, vigilância nutricional, segurança alimentar e saúde bucal. A valorização dos conhecimentos tradicionais relacionados aos cuidados especiais e à alimentação, particularmente destinados às crianças, tem sido um dos objetivos do processo de formação. O livro também tem uma função importante de exercitar a escrita da língua materna. A participação dos professores indígenas durante toda esta produção tem sido fundamental.
  • Item
    Alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais
    (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2020)